Notícias

Nota de repúdio ao rompimento de compromisso com Passe Livre por parte do Prefeito César Silvestri Filho?

13 de Março de 2014 às 23:30:38

As entidades abaixo relacionadas, bem como a sociedade guarapuavana, foram surpreendidas pela entrevista em que o Prefeito César Silvestri Filho rompe com o compromisso de implantar o Passe Livre Estudantil. Em entrevista ao Jornal Diário de Guarapuava na edição de 13 de março, afirma o prefeito que além de não haver implantado o Passe Livre em fevereiro, está ??cético?? em relação à sua concessão, inclusive citando dificuldades para o ano de 2015.

Após as manifestações realizadas em 2013, em que por três oportunidades o Terminal da Fonte foi ocupado, o povo de Guarapuava insatisfeito com os serviços prestados pela empresa concessionária do transporte público coletivo na cidade exige transparência e tarifa justa. A tarifa cobrada é alvo de questionamentos, em que pese suspeitas de manobras contábeis e de controle de catracas que acabe por elevar o seu valor. Esta tem sido motivo de estudos do Grupo de Trabalho instituído em Audiência Pública na Câmara de Vereadores e que entregará os resultados ainda neste mês de março.

As entidades participaram de duas reuniões com o Prefeito César Silvestri Filho no final de 2013. Na última, o prefeito manifestou ser favorável à implantação do Passe Livre para 2014 e se comprometeu a divulgar os estudos orçamentários para as entidades abaixo relacionadas em nova reunião a ser convocada em dezembro do ano passado. O prefeito não promoveu a reunião, porém foi à imprensa e anunciou a implantação do Passe Livre para estudantes cuja renda familiar seja de até três salários mínimos, já no início do período letivo de 2014. Compromisso que exigimos, seja cumprido.

A sociedade guarapuavana confiou na palavra do prefeito e aguardou a implantação do Passe Livre para o mês de fevereiro. Entretanto, o Prefeito fez outra escolha política, que foi abandonar os estudantes e desprezar todo o diálogo construído até então. Nos estranha que seja este o ??método democrático?? adotado pelo Prefeito, pois ele não leva em consideração que compromissos assumidos com o povo devem ser cumpridos. Ao não fazê-lo, César Silvestri Filho perde credibilidade pública e faz uso do tipo de atitude que tem levado o povo a não confiar nos políticos e a protestar nas ruas de todo o país.

Assinam:

Diretório Central dos Estudantes  - DCE - UNICENTRO

APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

SISPPMUG - Sindicato dos Servidores, funcionários públicos e professores municipais de Guarapuava

ADUNICENTRO - Sindicato dos Docentes da UNICENTRO

Movimento Passe Livre - MPL