Notícias

Docentes, técnicos e estudantes das Universidades Estaduais do Rio, cercados pela polícia, realizam ato unificado expondo política de abandono de investimentos do governo Cabral no ensino superior

14 de Abril de 2014 às 13:02:46

4

O ato realizado nesta quarta-feira (9) marcou um aumento na pressão exercida sobre o governo do Estado do Rio de Janeiro para abertura de negociação efetiva com a comunidade acadêmica das universidades estaduais fluminense. A greve geral na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) já vem expondo a política de total abandono e precarização das Instituições Estaduais de Ensino do Rio de Janeiro.

A manifestação que reuniu professores, estudantes e servidores das três universidades estaduais do Rio de Janeiro (Uenf, Uerj e Uezo) acabou dentro do plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

De acordo com nota divulgada pela Associação dos Docentes da Uenf (Aduenf - Seção Sindical) a mobilização representa a retomada de esforços anteriores para unificar a luta das três universidades e representa um apoio fundamental para a greve da Uenf. A verdade é que o projeto de desmanche implementado pelo governo de Sérgio Cabral precisa deste tipo de resposta unificada e é para isto que os sindicatos que representam as comunidades das três universidades trabalham neste momento.

"Avançar a unidade das comunidades universitárias é a principal ferramenta para pressionar o atual governador Luiz Fernando Pezão para mudar a forma com que o ensino público superior do Rio de Janeiro tem sido tratado nos últimos sete anos", afirma a nota.

*com informações da Aduenf SSind.