Notícias

Os docentes em greve da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva) foram às ruas na última semana para cobrar do governo estadual o cumprime

07 de Outubro de 2014 às 13:02:09

Os docentes em greve da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva) foram às ruas na última semana para cobrar do governo estadual o cumprimento do acordo que pôs fim à greve anterior, em janeiro de 2014, e reforçar junto à população do estado a importância da luta em defesa das universidades estaduais cearenses.

Os professores da UVA realizaram sua manifestação na quarta-feira (1) em Sobral. Já os docentes da Uece e da Urca foram às ruas na quinta-feira (2), em Fortaleza e Juazeiro do Norte, respectivamente. O ato realizado na capital do estado contou com o apoio e a presença do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do Movimento dos Sem Terra (MST) e da Via Campesina, além do movimento estudantil - que também esteve participou dos dois atos do interior do estado.

O governo estadual do Ceará enfrenta mais uma greve em suas universidades porque não cumpriu o acordado ao final da última paralisação. À época, além de melhorias estruturais nas universidades, o governador prometeu realizar concursos emergenciais para 577 professores efetivos, a serem divididos entre as três instituições. Porém, quase um ano depois, não há previsão para realização dos concursos. Os docentes estaduais cearenses também criticam o governo por não ter chamado os 35 professores aprovados em outros concursos, cuja seleção vence no final de outubro.

*Com informações de Sinduece-SSind, Sindurca-SSind e Sindiuva-SSind. Imagens de Sinduece-SSind e Sindurca-SSind.