Notícias

Na UEL, presidente da ADUSP alertou para os riscos e falhas do modelo paulista de autonomia universitária. Modelo contribuiu para gerar a crise na USP e a arrastou para a mais longa greve de sua história

31 de Outubro de 2014 às 17:36:45

Ao final do debate com Ciro Teixeira Correa, presidente da Adusp, docentes da UEL aprovaram que a discussão da Autonomia de gestão é indissociável da discussão sobre a Autonomia política e da gestão democrática da Universidade



O presidente da Adusp revelou que o teto do percentual da arrecadação do ICMS destinado às instituições está abaixo do necessário desde a implantação desse modelo de financiamentoO presidente da Adusp revelou que o teto do percentual da arrecadação do ICMS destinado às instituições está abaixo do necessário desde a implantação desse modelo de financiamento


No debate organizado pelo Sindiprol/Aduel no dia 30 de outubro, o professor Ciro Teixeira Correa, presidente da ADUSP, expôs os avanços e problemas do modelo de financiamento das universidades estaduais paulistas, USP, Unesp e Unicamp.

O professor Ciro afirmou que o decreto de "autonomia", assinado pelo ex-governador Orestes Quércia em 1989, prevê em princípio a previsibilidade de recursos, permitindo às universidades planejar a atividade da instituição. Porém ressaltou que a falta de transparência e democracia internas limitam a própria autonomia.

Além disso, revelou que o teto do percentual da arrecadação do ICMS destinado às instituições está abaixo do necessário desde a implantação desse modelo de financiamento, comprometendo assim o funcionamento das universidades e levando, necessariamente, mais tarde ou mais cedo, a uma crise aguda.

Foto: Transporte para Maringá disponível aos professores que se interessem em participar. Entrem em contato com o sindicato. Saída às 14h do dia 30 com retorno no mesmo dia.Se essa crise não se manifestou antes, foi porque houve um ajuste "espontâneo" que reduziu o número de professores e funcionários desde a implantação do decreto. O presidente da Adusp também apresentou dados que mostram que o arrocho salarial das categorias foi outro fator que retardou a eclosão da crise financeira que atualmente assola as estaduais paulistas.

Ao final do debate, foi aprovado como proposta indicativa para compor uma plataforma estadual conjunta de luta com os outros sindicatos docentes que:

  • A discussão da Autonomia de Gestão Financeira da Universidade é indissociável da discussão sobre a Autonomia Política e sobre a Gestão Interna Democrática da Universidade.


Esta formulação deverá compor a pauta unificada com as associações docentes do Paraná para debater com o governo e a comunidade universitária.

Fonte: Sindiprol/Aduel