Notícias

Face a sucessivos cortes de verbas, rompimentos de acordos sobre assistência estudantil e falta de repasses para pagamento de bolsas, estudantes da UNICENTRO convocam assembleia geral. Bolsistas da Fundação Araucária també

07 de Novembro de 2014 às 01:00:58

Neste mês de novembro, até o presente momento o Governo do Estado não repassou os valores correspondentes às bolsas do mês de outubro e não apresentou perspectiva de quando a situação será regularizada. Para efetuar o pagamento e garantir que a burocracia de diretorias, setores e departamentos da universidade não paralisem,  recursos necessários à manutenção e desenvolvimento das atividades da universidade tem sido remanejados para o pagamento de bolsas. Estas foram creditadas com atraso o que geram grande ansiedade entre os estudantes.

Fundação Araucária também sofre cortes e atrasa bolsas

Estudantes bolsistas da Fundação Araucária acusam o governo do estado de "... não cumprir com suas obrigações referentes ao ensino, agora está acabando com a Fundação Araucária, estamos partindo para o terceiro mês seguido sem receber bolsa". De acordo com o comunicado divulgado pelo setor que gerencia as bolsas na Unicentro, a Fundação Araucária alterou o cronograma e não irá efetuar o depósito das bolsas que eram devidas e não foram pagas. A situação tem gerado grande descontentamento entre os bolsistas da FA, os quais têm utilizado as redes sociais para dirigir inúmeras críticas ao governo Beto Richa.



Segue convocatória e exposição de motivos dos estudantes diante dos sucessivos cortes e rompimentos de acordos por parte do governo do estado:

ASSEMBLEIA GERAL DOS ESTUDANTES DA UNICENTRO
TERÇA-FEIRA 11 DE NOVEMBRO, ÁS 17:30h NO MINI-AUDITÓRIO DO CAMPUS SANTA CRUZ


Nós bolsistas e estagiárixs estamos passando por um momento complicado na Unicentro com o atraso do pagamento das bolsas-auxílio. Fica mais uma vez claro o descaso que recebemos do governo do estado e também da reitoria que se omite nesta discussão.
Estudamos em uma universidade onde o quadro de estagiárixs é quase o dobro do quadro de funcionários, ou seja, nós é que fazemos esta instituição funcionar e não podemos tolerar esta negligência. Além disso, o atraso das bolsas é apenas um dos problemas. Até porque se nossa universidade fosse realmente pública, gratuita e de qualidade não tinha tanto estagiárix contratadx e sim mais bolsas (pesquisas em geral, permanência etc), pra que o estudante pudesse ter mais tempo para estudar - que é prioridade - porque sabemos que não é nada fácil se manter na Unicentro, precisamos trabalhar porque não temos assistência estudantil nenhuma. Não temos R.U., não temos moradia, não temos creche para os filhos dxs estudantes, e agora também não temos o dinheiro das bolsas e dos estágios, onde somos explorados.
Não podemos nos calar diante desta situação, temos que nos mobilizar para mostrar que não estamos satisfeitxs. Por isso que o DCE vem por meio deste manifesto chamar todxs para uma Assembleia Geral de Estudantes para discutirmos isso e tirarmos algumas atitudes concretas desta discussão, pois não podemos tolerar esse descaso que vem sendo banalizado pelo governo e reitoria. Estudante, a gente precisa se unir nessa luta!

Acesse nossa página no Facebook e entre em contato conosco:
https://www.facebook.com/movimentacaounicentro

Abaixo segue o comunicado da reitoria dirigido aos estagiários sobre o assunto:



























Aos estagiários,

A Unicentro sempre primou por creditar em dia os valores referentes às bolsas de estágio remunerado aos estagiários de nossa instituição.

Em meses de maiores dificuldades financeiras, a Universidade remanejou recursos, inicialmente planejados para outras finalidades, mantendo a regularidade dos créditos das bolsas de estágio.

Contudo, neste mês, até o presente momento o Governo do Estado não repassou os valores correspondentes às bolsas do mês de outubro e não apresentou perspectiva de quando a situação será regularizada.

Frente ao contexto, a Reitoria orientou para que qualquer recurso que entrasse em caixa fosse retido até atingir o montante suficiente para pagamento das bolsas, o que só foi possível na data de ontem.

A Reitoria está em intensa articulação junto às Secretarias de Estado, para que a regularização dos repasses ocorra com a maior brevidade possível.

Atenciosamente,

Aldo Nelson Bona,

Reitor

Robson Paulo Ribeiro Ferraz

Pró-Reitor de Recursos Humanos