Notícias

Estudantes de pós reclamam de atrasos no pagamento de bolsas da CAPES. Impossibilitados de ter qualquer vínculo empregatício, estão sem pagamento desde novembro de 2014

08 de Janeiro de 2015 às 23:56:16


Pagamentos de novembro e dezembro não teriam sido efetuados.
MEC reconhece problema.






Do G1, em São Paulo















Estudantes de pós-graduação no Brasil e no exterior reclamam em redes sociais de atrasos nos pagamentos de bolsas de estudos de novembro e dezembro que deveriam ter sido feitos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Ministério da Educação reconhece o atraso e que o pagamento seria feito nesta quinta-feira (8).

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) diz ter recebido queixas de estudantes das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste, e também no exterior. A entidade enviou documento ao MEC solicitando uma solução para o problema.

"Infelizmente, os valores pagos aos bolsistas são, na maioria das vezes, sua única renda. Considerada a exclusividade existente no universo dos elegíveis a bolsas, o vínculo empregatício, na maioria das vezes, fica impossibilitado, deixando o pós-graduando numa situação de vulnerabilidade e fonte única de sustento", diz o documento.