Notícias

Os riscos e prejuízos de colocar sua aposentadoria nas mãos do mercado financeiro.

04 de Outubro de 2015 às 18:51:15




Déficit do Postalis explicita problemas dos fundos de pensão


 



O Postalis, fundo privado de pensão da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), que apresentou um rombo de R$5,6 bilhões no ano de 2014, vai retirar do salário dos trabalhadores e da União o dinheiro necessário para ajustar as contas. Baseado no mesmo modelo que o Funpresp, o Postalis se junta aos fundos de pensão dos trabalhadores da Caixa Econômica (Funcef) e da Petrobras (Petros) – que também apresentaram perdas bilionárias.


A perda de dinheiro do Postalis se deu com investimentos no mercado financeiro que geraram prejuízo. O fundo investiu em ações da dívida pública argentina e venezuelana, e também nas empresas EBX e OGX, de Eike Batista. Para o professor do curso de economia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Santana do Ipanema, José Menezes Gomes, as perdas não se dão por meros problemas de gestão.


“O que temos é a revelação da fragilidade de colocar a velhice nas mãos do mercado financeiro. O problema não é apenas da gestão desses fundos, e sim da concepção deles. A concepção de que, para garantir o futuro de alguns, coloca-se em risco o presente de todos”, afirma o docente. “Fundo de pensão é regra de mercado. Não tem garantia alguma”, completa Maria Lucia Fatorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida.


Maria Lucia explica como funcionam esses fundos, e porque os trabalhadores dos Correios perderam seu dinheiro. “O fundo não fica com o dinheiro. Ele recebe a contribuição do trabalhador, descontada direto do salário, e a do empregador, que também faz um aporte, e esse dinheiro é todo transformado em papéis, então essas oscilações decorrem porque os papéis são aplicações de risco, por definição”, diz.


José Menezes Gomes também ressalta os problemas de transformar a previdência em sistemas de capitalização. “Caso haja rendimentos negativos por três anos, rendimentos esses que dependem diretamente do mercado financeiro, o valor da contribuição aumenta tanto para o trabalhador quanto para o empregador. No caso do setor público, o Estado paga sua parte. Logo, nessas situações, os fundos privados não diminuem os custos do Estado, e sim aumentam”, diz o docente.


De acordo com Maria Lúcia, ações e derivativos são aplicações de risco e não deveriam ser opções para investimento do dinheiro destinado para a aposentadoria . “Só neste conceito já tem a primeira maior infâmia, porque previdência, se você olhar no dicionário, é sinônimo de segurança. Como você coloca sua segurança em aplicação de risco? Então aí já se vê que o esquema é montado para qualquer outra coisa, menos para garantir a segurança financeira do trabalhador”, critica Maria Lucia Fatorelli.


Saídas


A solução encontrada pelo Postalis foi de retirar do salário dos trabalhadores e da União o dinheiro necessário para cobrir o déficit. De acordo com a administração dos Correios, mais de 71 mil trabalhadores terão o déficit descontado de seus proventos, logo sofrerão uma redução salarial por conta do prejuízo. O desconto médio é de quase 4%, mas chega a mais de 24% em alguns casos. Os cortes só não afetam os trabalhadores que entraram na ECT depois de 2005, pois eles fazem parte de outro plano do Postalis.


José Menezes Gomes alerta os docentes sobre possíveis problemas semelhantes no Funpresp. “O diretor do Funpresp é o mesmo que dirigiu o Petros, que está em déficit. Se o Funpresp acumular perdas por três anos, o valor da contribuição aumenta, tanto para os trabalhadores quanto para o Estado. Isso significa que, possivelmente, tenha-se que trabalhar mais tempo, além de contribuir com um valor maior”, afirma o docente. Para ele, a solução é a revogação da Reforma da Previdência de 2003, que segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), teve os votos para sua aprovação comprados no esquema chamado de Mensalão.


Fonte: ANDES-SN


Leia também: Reforma da Previdência no Paraná. Entenda quais os riscos a que estão sujeitos os servidores públicos. Similar à proposta do Governo Beto Richa, previdência chilena, criada no início dos anos 1980, paga aposentadoria menor que salário mínimo http://adunicentro.org.br/novo/?p=6885


Funcionários dos Correios podem ter redução de 25,9% dos seus salários a partir de abril de 2015 pelo período de 15 anos e meio http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,rombo-do-postalis-chega-aos-empregados-imp-,1655842


A PREVCOM: como a aposentadoria dos servidores públicos é posta sob risco e quais os prejuízos imediatoshttp://adunicentro.org.br/novo/?p=6685


Governo do Paraná segue modelo do governo federal e retira direitos de aposentadoria dos servidores públicoshttp://adunicentro.org.br/novo/?p=6524


Governo do Paraná propõe a criação da FUNPREPR. Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Estadual para 2015! http://adunicentro.org.br/novo/?p=6492