Notícias

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) divulga manifesto contra a redução de 62,5% dos recursos do CNPq, que atingiu as áreas de humanas, sociais e sociais aplicadas

14 de Dezembro de 2015 às 15:57:09

É com forte preocupação e descontentamento que a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS - tomou conhecimento quanto ao corte de 62,5% nas verbas destinadas ao atendimento da chamada CNPq/MCTI n. 25/2015 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas em relação ao montante de 2014. Considerando ser o presente edital o único voltado exclusivamente para o financiamento de pesquisas no campo das humanidades, entendemos que o impacto causado por tal redução tende a inviabilizar as pesquisas na grande Área, sobretudo em face ao contexto de avanço da produção do conhecimento e desenvolvimento das pesquisas, o que foi comprovado pelo expressivo número de mais de 2.500 projetos apresentados a presente chamada. No caso particular do Serviço Social, o corte foi ainda mais profundo, na ordem de 66%.


 É inegável que a redução do valor de R$ 8.000.000,00 apresentados em 2014 para R$ 3.000.000,00 neste ano demonstra o frágil investimento que esta Agência pretende fazer no desenvolvimento das pesquisas no campo das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, sobretudo em relação às demais grandes áreas, o que exige uma importante reflexão de seus pesquisadores e mobilização de toda a comunidade acadêmico-científica. A grande Área tem se afirmado nas últimas décadas, demonstrando envergadura científica em diversas áreas temáticas, relevância social e ampliação do número de seus grupos de pesquisadores, constituindo-se como importante acervo acadêmico às gerações atuais e futuras.


 É movida por este entendimento que a ABEPSS denuncia publicamente a redução dos recursos para o financiamento das pesquisas no campo das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, conclamando a todos os pesquisadores que mobilizem politicamente seus pares. A ABEPSS se manifesta a favor de uma distribuição mais justa das verbas disponíveis, sem a concentração de recursos e que privilegie as diferentes áreas e campos do saber.


 Brasília, 04 de dezembro de 2015.


Fonte: http://abepss.org.br/


LEIA TAMBÉM: Gastos com a Dívida Pública em 2014 superaram 45% do Orçamento Federal Executado