Notícias

UFJF discute assédio na Semana da Mulher

03 de Março de 2016 às 09:51:43

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) quer discutir o assédio e outras violências contra a mulher. Para comemorar a Semana da Mulher, a instituição organiza, entre os dias 3 e 9 de março, uma ampla programação dentro da campanha “A Universidade é pública, meu corpo não”. A abertura do evento será às 9h, no Anfiteatro da Faculdade de Direito, e contará com a palestra “Enfrentando a violência contra a mulher no ambiente público”, oferecida em parceria com a coordenadoria da Casa da Mulher.


A proposta da campanha, segundo a diretora de Ações Afirmativas da UFJF Carolina Bezerra, é debater o tema assédio, além de outras violências, e encorajar mulheres a denunciarem. “Além de estimular as mulheres a não se calarem, também queremos dar um recado aos agressores de que a instituição está ciente dos casos e que daremos prosseguimento à apuração das denúncias recebidas”, afirma Carolina.


O trabalho de sistematização e pesquisa da Diretoria de Ações Afirmativas iniciou-se a partir dos diversos relatos e denúncias recebidos nos últimos meses. Carolina explica que as unidades só podem abrir processos de apuração através de denúncia formal. Contudo, conta que muitas mulheres não formalizam por medo de represálias, do comprometimento da vida acadêmica ou por vergonha.


É importante atentar para o fato de que essa realidade não é local. Nesta semana, o tema veio à tona na cerimônia do Oscar, após discurso da cantora Lady Gaga sobre assédio e estupro nas universidades americanas (um dos assuntos que serão debatidos na programação, com exibição de documentário). No Brasil, pesquisa do Instituto Avon/Data popular sobreviolência contra a mulher no ambiente universitário (realizada em 2015 com 1.823 alunos de graduação e pós-graduação de todo o país) mostra que 67% das mulheres alegaram já ter sofrido algum tipo de violência nas dependências da instituição de ensino superior em que estudam ou em festas acadêmicas. Dentre as entrevistadas, 42% já sentiram medo de sofrer violência no ambiente universitário e 36% já deixaram de fazer alguma atividade na universidade por medo de sofrer violência. No entanto, 63% admitem não ter formalizado denúncia.  


Carolina Bezerra atenta que a universidade ainda carece de mecanismos eficientes para o trato com essas situações. Nesse sentido, o objetivo das atividades desenvolvidas no evento é discutir, pensar e aprender sobre como construir mecanismos para lidar com diferentes tipos de assédios, maneiras de conceder apoio adequado à vítimas, meios de punição a agressores, entre outros. Por enquanto, a Diretoria de Ações Afirmativas disponibiliza atendimento através do telefone (32) 2102-6919 ou pelo e-mail acoesafirmativas@ufjf.edu.br.


A Casa da Mulher, em Juiz de Fora, também realiza trabalhos de acolhimento voltado para mulheres vítimas de violência sexual e doméstica. O contato pode ser feito através dos números (32) 3229-5812 ou (32) 3229-5822. Já o Governo Federal disponibiliza serviço de utilidade pública gratuito e confidencial às mulheres que sofreram algum tipo de violência pela Central de Atendimento à Mulher e pelo telefone 180.


Programação
Entre as atividades para a semana, estão programadas exibições de documentários, cine-debates, rodas de conversas e oficinas. No dia 8, às 19h, a mesa que debaterá a violência contra a mulher no ambiente universitário terá a presença das professoras Roseli Rodrigues de Mello (Ufscar/ Centro de Educação e Ciências Humanas) e Giselle Cristina dos Anjos Santos (Ceert/ Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades).


As atividades serão abertas ao público e contarão com entrega de certificado emitido pela Diretoria de Ações Afirmativas.


Confira a programação completa:


CAMPUS JF


Quinta-feira – 3 de março
9h
Anfiteatro da Faculdade de Direito
Palestra: Enfrentando a violência contra a mulher no ambiente público – coordenadoria da Casa da Mulher


Sexta-feira – 4 de março
14h
Anfiteatro da Faculdade de Direito
Exibição do documentário: “The hunting ground”. Direção: Kirby Dick, 2015 – 1h44


Documentário sobre a violência sexual contra mulheres nas universidades americanas, seus encobrimentos institucionais e os efeitos devastadores sobre as vítimas e familiares.
Debatedoras:
Prof ª Joana Machado (Faculdade de Direito)
Lia Manso (Advogada, Mestre em Direitos Humanos, Pretação e MNU)


18h30
Anfiteatro do ICH
Cine Debate – “Machismo: violência contra a mulher”, em parceria com a Secretaria de Cultura e Combate às Opressões do ICH
Filme: “Virou o jogo: a história de pintadas. Direção: Marcelo Villanova, 2012. 26min.
Debatedoras:
Profª Elisa Rodrigues. (PPCIR/ICH)
Ana Emília Carvalho  (Graduanda do BI em Ciências Humanas-ICH)
Larissa Brandão (Graduanda do IAD e militante do coletivo feminista Artemísia)


Segunda-feira – 7 de março
9h30
Anfiteatro das Pró-Reitorias
Reunião da Reitoria com os coletivos e movimentos feministas e sociais da UFJF
Prof. Marcos Chein (Reitor em exercício da UFJF)
Profª Carolina Bezerra (Diretora de Ações Afirmativas)


19h
Sala de Demonstração da Faced
Oficina: Tipos de violência de gênero e seus reflexos no campus
Profª Kelly da Silva (UEMG/Ubá; doutoranda em Educação UFJF)


Terça-feira – 08 de março
14h 
Anfiteatro das Pró-Reitorias
Oficina: Escuta Ativa: como oferecer ajuda à mulher vítima de violência
Facilitadoras:
Camila Menezes – Psicóloga
Daiana Lúcia de Almeida – Graduanda em Direito e Estagiária da DIAFF


19h  
Anfiteatro das Pró-Reitorias
Mesa-Redonda: A violência contra a mulher no ambiente universitário
Palestrantes:
Profª  Roseli Rodrigues de Mello (UFSCAR/ Centro de Educação e Ciências Humanas)
Profª  Giselle Cristina dos Anjos Santos (CEERT/ Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades)


Quarta-feira – 09 de março
14h
Salas de Aula da Faculdade de Direito
Grupos de trabalho: mulheres negras; mulheres, intelectualidade e academia; maternidade e vivência acadêmica, mulheres lésbicas, trans e bissexuais; TAEs e trabalhadoras terceirizadas; mulheres intercambistas


CAMPUS GV:


03 à 25 de março
“Vamos ler! – Edição Mulher”
RU Centro e ônibus universitários (Univale)


Terça-feira, – 8 de março
15h30 – Sala 301 no ED2 (Univale)
Quarta-feira – 9 de março
15h30 – Sala 304 (Pitágoras)


CineClube – Edição Mulher
Filme: “Noivas do Cordeiro”. Direção: Alfredo Alves, 2013. 45min.
Roda de conversa com o movimento de mulheres do campus avançado


 


Fonte: UFJF