Notícias

Direção do Huap e Reitoria da UFF cercam Procuradoria com PM para defender Ebserh

09 de Março de 2016 às 09:25:34

Procuradoria Federal, onde Tarcísio Rivello quer votar a transformação do Hospital Antonio Pedro em filial da Ebserh, amanheceu cercada por policiais; manifestantes estão no local.


DA REDAÇÃO DA ADUFF


A Procuradoria Federal de Niterói, na rua São Pedro, no Centro, amanheceu cercada por policiais militares do 12º batalhão e por guardas municipais, nesta terça-feira (8). É para ali que está convocada a reunião do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Antonio Pedro, na qual a Reitoria e o diretor-geral Tarcisio Rivello vão defender a cessão da unidade à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Representantes da comunidade acadêmica já se encontram no local e convocam estudantes, técnicos-administrativos e docentes a se dirigir para ali e ajudar a defender a universidade pública e a democracia interna da instituição.


O forte aparato policial demonstra que a intenção do reitor Sidney Mello e da direção do hospital é votar a posição do conselho sob a escolta de armas e a portas fechadas, longe das dependências da universidade. Tarcísio toma essa iniciativa sem ter promovido o debate interno e sem que tenha sequer uma vez tentado votar a questão em reuniões regulares do conselho.


LEIA TAMBÉM: Conselho do Huap aprova Ebserh em reunião fechada e que será contestada


A entrada da Procuradoria, que fica no número 24 da São José, próximo ao terminal rodoviário, está cercada com grades, formando um corredor onde o aparato militar pretende assegurar a entrada dos conselheiros. Os próprios policiais já disseram a quem participa do ato que o acesso será proibido para os demais integrantes da comunidade acadêmica que queiram assistir à reunião.


Votação por email


A defesa da universidade sob a gestão pública e sem controle empresarial une professores, técnicos-administrativos e estudantes. É a segunda vez que o diretor-geral do Antonio Pedro, Tarcísio Rivello, convoca uma reunião em local externo à universidade para tentar decidir sobre a transformação do Huap em uma filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Na convocação anterior, em janeiro, também na Procuradoria, a reunião acabou sendo suspensa – em meio ao protesto da comunidade acadêmica.


Naquele mesmo dia, no entanto, o diretor iniciou uma polêmica votação por email, cujo resultado, alguns dias depois, foi considerado nulo pela Justiça Federal, decisão confirmada há pouco em sentença, na qual o juiz critica a falta de empenho da administração central da UFF em encaminhar a questão respeitando-se a transparência, a democracia e negociação.


A nova convocação ocorre menos de duas semanas após integrantes do Conselho Universitário que apoiam a tentativa da Reitoria de entregar o Huap à Ebserh impedirem a aprovação da proposta de realização de audiências públicas para debater o assunto.


 


Fonte: ADUFF SSind