Notícias

Governo Dilma pretende usar reforma da previdência para não fechar as contas de 2016 no vermelho e aliviar crise política

10 de Março de 2016 às 16:07:04

Segundo o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa (foto), nesta quinta-feira (10), durante abertura de seminário em comemoração aos 30 anos do Tesouro Nacional, 'É preciso fazer a reforma na Previdência, e rápido, senão as consequências para a população serão ainda mais drásticas.'


A questão é: drástica para a população ou para o governo? Em 2015, o governo Beto Richa tentou a mesma manobra em reformar a previdência. Não para lhe garantir sustentabilidade da previdência, mas resolver um problema momentâneo do caixa do governo ao se utilizar da poupança previdenciária dos servidores públicos. A tentativa do Governo do Paraná não obteve êxito totalmente devido a uma longa greve do conjunto dos servidores públicos entre os meses de fevereiro a junho daquele ano.


LEIA TAMBÉM: Em tese de doutorado, pesquisadora denuncia a farsa da crise da Previdência Social no Brasil forjada pelo governo com apoio da imprensa


Se prepare para trabalhar até não poder mais, ou resista à investida pretendida pelo governo federal contra a previdência


Desafio de 2016: Preservar as conquistas previdenciárias


Insiste o Ministro Barbosa: "Ainda estamos numa situação em que podemos enfrentar esses problemas de forma previsível e gradual, sem sobressaltos e sem surpresas. O adiantamento do enfrentamento desse problema vai tornar inevitável a adoção de medidas mais drásticas num futuro mais próximo, o que não é bom para ninguém."


A fala vem no momento em que Barbosa enfrenta resistência da base aliada do governo e até do próprio Planalto para entregar, ainda neste primeiro semestre, a reforma que pretende cortar gastos com aposentadorias.


A fala de Barbosa, focada no ajuste fiscal de "curto e longo prazo", como tem reforçado, fez um apelo pelo fim da animosidade política, dizendo que vai buscar o consenso entre propostas, citando o PT e o PMDB.


Neste momento de crise econômica, interna e global, e de convulsão política, Barbosa depende do Crongresso para aprovar seus mais relevantes projetos fiscais, como a reforma previdenciária e a medida que dá margem para fechar o ano com as contas no vermelho. No entanto, nem mesmo o partido da presidente tem abraçado o pacote fiscal de Barbosa.


"Nossa proposta procura um consenso, procura um meio termo para resolver todos os nossos problemas. Não é hora de extremismos na política econômica, é hora de voltar à normalidade."


MEDIDAS


Barbosa não usou meias palavras para dizer que a situação da economia no país é grave e pediu ações de grande impacto.


"Passamos por uma situação desafiadora, não há dúvida sobre isso. Tudo indica que o Brasil tenha um segundo ano consecutivo de queda no nível de atividade. Isso não acontece no Brasil desde os anos 30 do século passado."


"Essa não é uma situação usual, e como qualquer situação não usual, requer medidas não usuais. É preciso adotar medidas estruturais de longo prazo", completou.


Enquanto busca uma agenda de curto prazo, que envolve o abandono da poupança do ano para tentar reanimar a agenda de investimentos em programas como o "Minha Casa, Minha Vida", Barbosa reforçou que está batalhando por um ajuste de médio e longo prazo, para um equilíbrio mais "duradouro" das contas públicas.


O ministro defendeu sua agenda econômica, que envolve o destravamento de crédito e condições mais frouxas para os Estados negociarem suas dívidas com a União, com contrapartidas de rigor no controle dos gastos por parte desses entes.


Segundo ele, adotar apenas medidas de estímulo no curto prazo para estabilizar a economia não funciona, é preciso controlar as despesas, principalmente as obrigatórias, no longo prazo.


"Precisamos evitar o otimismo excessivo, pois isso leva à complacência. E devemos evitar o pessimismo excessivo, porque isso leva à paralização. Temos que atuar com realismo, com a urgência que o país precisa e com a serenidade que o país precisa."


Barbosa diz que é realista achar que a atividade econômica do país pode parar de cair no terceiro trimestre e voltar a crescer no quarto trimestre deste ano.


Fonte: Jornal Folha de São Paulo com edição da Adunicentro


Matérias relacionadas: Em mais um ataque aos trabalhadores, Governo anuncia nova Reforma da Previdência


Defensor de mudanças na Previdência, novo ministro se aposentou aos 55 anos em outubro. ANFIP desmente haver rombo no sistema


“Não há porque falar em déficit, já que a Previdência não é uma conta à parte da Seguridade”, afirma economista