Notícias

Curitiba recebe etapa estadual do ENE

27 de Abril de 2016 às 13:10:44

Os docentes da Unicentro, Michelle Fernandes Lima (3ª a partir da esquerda) e Artur Lourival Machado participaram das etapas do ENE


No próximo sábado, 30 de abril, será realizada no Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba, a fase estadual do II Encontro Nacional de Educação (ENE). Essa etapa reunirá representantes da Regional Sul.


A fase regional do Encontro Preparatório ao ENE ocorreu na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no dia 2 de abril.  Participarão do evento, além de representantes do Sinduepg e estudantes da UEPG, representantes da UNICENTRO, IFPR e UTFPR, professores e estudantes da educação básica do estado do Paraná. 


A fase regional, ocorrida em Ponta Grossa, enviará representantes à etapa estadual. Informamos que a plenária acontecerá com a apresentação dos representantes das localidades onde aconteceu o evento fazendo a exposição dos trabalhos realizados, assim como as propostas apresentadas.


A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na cidade de Curitiba (PR), recebeu, no sábado (30/4), a Etapa Preparatória Regional de Paraná e Santa Catarina para o II Encontro Nacional de Educação (II ENE). Mais de cem pessoas participaram dos debates, que partiram dos relatórios das seis etapas regionais descentralizadas para aprofundar as discussões sobre modelo de educação, e finalizar o relatório que será utilizado no II ENE, em Brasília (DF), no mês de julho.


Etapas preparatórias descentralizadas foram realizadas de 2 a 9 de abril, com exceção da etapa catarinense, que ocorreu em Florianópolis ainda no ano de 2015. Foram cinco encontros realizados no Paraná: um na região centro-oeste, um no litoral, um em União da Vitória (divisa com Santa Catarina), um em Foz do Iguaçu e um em Curitiba. Cada encontro reuniu, em média, 200 participantes.


Participaram da construção das etapas diversas categorias, entre docentes das universidades estaduais, universidades e institutos federais, de faculdades particulares, estudantes, servidores, movimentos sociais, quilombolas, sem-terra e a oposição do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).


Na etapa realizada na UTFPR, foram apresentadas propostas tiradas nas plenárias locais pelo estado. Um representante de cada plenária pôde relatar as principais demandas da educação de sua região. As propostas foram feitas com base nos eixos definidos para o II ENE, que são trabalho e formação dos trabalhadores da educação; acesso e permanência; gênero, sexualidade, orientação sexual e questões étnico-raciais; gestão; e avaliação.


 


Fonte: SINDUEPG e Andes-SN, com edição da Adunicentro

ene