Notícias

SINDUEPG e Reitoria da UEPG repudiam arbitrariedades e violência cometidas contra estudantes durante evento com Beto Richa em Ponta Grossa

20 de Maio de 2016 às 15:01:47

Na manhã desta quinta-feira (19) com vaias e palavras de ordem como “Fora, Beto Richa” e “cadê o dinheiro da educação”, manifestantes que ocuparam as galerias Câmara Municipal de Ponta Grossa protestavam contra a ação truculenta do governo em 29 de Abril e cobravam a investigação do sumiço de dinheiro destinado à construção de escolas, contra o corte de verbas na Universidade Estadual de Ponta Grossa, e exigiam melhoria na merenda dos alunos da rede de ensino básico.


Neste momento a Guarda Municipal do Prefeito Marcelo Rangel (PPS) e Policiais à paisana usaram de violência e constrangimento para retirar à força os manifestantes. Após deixar a câmara o aluno do curso de História da UEPG, Wagner de Sousa , dirigia-se a seu carro, sozinho,  quando foi abordado de forma violenta por quatro Policias à paisana que o agrediram e o levaram à delegacia. Wagner teve o ombro ferido devido à brutalidade com que foi tratado pela Polícia e foi ameaçado de ser enquadrado com terrorista.


Acesse o vídeo:


Leia abaixo as notas da Reitoria da UEPG e do Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg)


SINDUEPG repudia arbitrariedades cometidas contra estudantes durante evento com Beto Richa


O SINDUEPG vem a público para manifestar solidariedade aos estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que foram retirados na manhã desta quinta-feira, 19, da Câmara Municipal de Ponta Grossa enquanto se manifestavam contra o Governador Beto Richa, que participava de evento no local.


Segundo informações dos estudantes e imagens de um vídeo do protesto, quando os manifestantes gritavam palavras contra o Governador Beto Richa e seguravam uma faixa que fazia referência ao “Massacre de 29 de Abril” foram retirados à força pela Guarda Municipal e Policiais à paisana.


Após deixar a câmara o aluno do curso de História da UEPG, Wagner de Sousa , dirigia-se a seu carro, sozinho,  quando foi abordado de forma violenta por quatro Policias à paisana que o agrediram e o levaram à delegacia. Wagner teve o ombro ferido devido à brutalidade com que foi tratado pela Polícia. Na delegacia, um Boletim de Ocorrência foi feito contra ele, sob ameaças de prisão e acusações de terrorista. . “Eles me acusaram de estar protestando em um lugar onde não é permitido manifestar”, afirma o estudante.


Há dois meses Wagner fazia estágio na seção de arquivo da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. À tarde, quando foi trabalhar, o estudante foi informado de que “por ordens do gabinete seu contrato estava encerrado”.


O SINDUEPG destaca que a manifestação pacífica e a liberdade de expressão são direitos de todos, enquanto a violência, a arbitrariedade e as ações punitivas são recorrentes nos governos antidemocráticos!


Nota da Reitoria da UEPG


Reitoria repudia atos de violência contra estudantes


A Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) repudia os atos de arbitrariedade e de violência contra estudantes da instituição, nesta quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Ponta Grossa, quando estes exerciam o seu legítimo e democráico direito de se manifestar. A instituição que prega o diálogo como melhor forma de resolução dos embates, não compactua com ações de repressão e atentado à liberdade de expressão em quaisquer ambientes, sobretudo em espaços públicos, como é Câmara de Vereadores, denominada Casa do Povo.


Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa