Notícias

Após anúncio de cortes no orçamento, estudantes ocupam reitoria da UFFS Chapecó

23 de Maio de 2016 às 09:12:06

Estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promoveram uma ocupação no campus de Chapecó, iniciada na noite desta quinta-feira (20). A decisão de ocupar permanentemente a universidade foi deliberada em assembleia geral dos estudantes realizada na mesma noite. A assembleia e as mobilizações estudantis foram convocadas após o anúncio oficial emitido pela universidade (leia em http://goo.gl/lgdNL4) referente aos cortes orçamentários para 2016, os quais atingem diretamente o bom funcionamento da UFFS e corta, por exemplo, 100% das verbas de projetos de extensão e cultura . Os/as universitários/as passaram a noite acampados no pátio do campus Chapecó e no final da tarde desta sexta-feira (20) ocuparam a reitoria que fica localizada no centro da cidade, no antigo colégio Bom Pastor.


O total do corte orçamentário implementado na UFFS é de 41%. Segundo a estudante e integrante da comissão de comunicação e organização da Ocupa Reitoria, Jessica Teixeira, o coletivo de estudantes que ocupa a UFFS tem como principal bandeira ser radicalmente contra os cortes orçamentários recentemente anunciados e exigir que a administração da universidade esclareça porque algumas áreas foram mais e menos afetadas com os cortes. “A educação não pode pagar pela crise. Somos contra os cortes, pois as bolsas de projetos de extensão e cultura e de auxílio permanência são muito importantes para conseguirmos nos manter na universidade. Se os cortes persistirem, certamente vai haver evasão”, diz ela. Os/as estudantes argumentam que a reitoria precisa fazer o enfrentamento ao Ministério da Cultura e Educação (MEC) no  sentido de questionar e evitar os cortes, e não ser uma voz do MEC dentro da universidade.


O movimento dos/das estudantes convoca toda a comunidade acadêmica a se envolver nas discussões, assembleias e ações locais. A ideia é que a ocupação da reitoria da universidade continue por tempo indeterminado em Chapecó. Também fazem um chamado aos outros campi da UFFS para que organizem novas ações e para que haja solidariedade com as ocupações estudantis que acontecem localmente e nacionalmente.


Acompanhe mais informações sobre a ocupação através da página OCUPA Reitoria.


ocupa


 


Fonte: Sinduffs