Nota de repúdio à Reitoria da UNICENTRO

16 de Junho de 2016 às 07:45:57

A APP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, núcleo sindical de Guarapuava, vem a público manifestar o seu repúdio à atitude autoritária tomada pela Reitoria da Unicentro que, num ato de total descompromisso com o verdadeiro papel da universidade, abriu sindicância contra professores e estudantes que lutaram na Greve dos servidores públicos do estado, no ano de 2015.

Até as pedras sabem que, com a greve, impediu-se um desmonte brutal sobre todos os níveis da educação pública paranaense, beneficiando, inclusive, aqueles que hoje promovem a repressão dentro da Unicentro.

Tal impedimento só foi possível graças à participação massiva de trabalhadoras/es da educação e de outros seguimentos do serviço público, bem como dos estudantes. Em que pese a atitude de alguns que não participaram e, mesmo diante do massacre do dia 29 de abril, insistiram em “dar aulas”, numa atitude puramente egoísta e desrespeitosa, tentando manter sua rotina, defendendo a neutralidade, impossível a um educador, especialmente, naquele momento histórico.

Ao impor processos investigatórios contra professores e estudantes, após um ano dos fatos ocorridos, a Reitoria da Unicentro escancara o posicionamento antidemocrático e desprovido de compromisso com a educação emancipatória e libertadora que deveria prevalecer em uma universidade pública e ignora, de forma vergonhosa ou interesseira, o desmonte que a própria instituição vem sofrendo pelas medidas tomadas no atual governo paranaense.

Reiteramos nosso repúdio a essa prática e apelamos pela interrupção imediata desses processos, como medida pedagógica e de salvação do compromisso em formar cidadãos críticos e participativos, alardeados em todos os eventos que essa reitoria participa e diz representar a universidade pública, gratuita e de qualidade.

Mais Educação, nenhuma violência!

Guarapuava, 15 de junho de 2016.
Direção Regional, APP-sindicato

Veja mais notas de Repúdio à postura da Reitoria da UNICENTRO