Notícias

Três mil vão às ruas em Brasília em defesa da educação pública. A ADUNICENTRO contribuiu para a construção do II ENE e esteve na marcha que marcou a abertura do II Encontro Nacional de Educação que acontece na UnB até sábado (18)

17 de Junho de 2016 às 13:18:11

Estudantes e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Estadual do Centro Oeste (Irati e Guarapuava) no dia 16 de junho, participaram do Ato Público em defesa da educação pública com marcha até o Ministério da Educação.


Entenda o envolvimento da ADUNICENTRO na construção do ENE no Paraná


Dois ônibus saíram de Ponta Grossa e Curitiba organizados pelas entidades que construíram a etapa regional (UEPG/Sinduepg/Adunicentro/Anel/Utfpr sindicato: ANDES-SN/ APUFPR e App-Sindicato: oposição), no dia 02 de abril, durante o dia todo, na UEPG. E a etapa estadual aconteceu em Curitiba no dia 30 de abril, na UTFPR.


Paraná e Santa Catarina realizam etapa preparatória do II ENE em Curitiba


ANDES- SINDICATO NACIONAL entrega documento ao Ministro Interino do MEC


Um documento estadual foi sistematizado e será compartilhado durante a fase Nacional do II ENE na UnB em Brasília (16 a 18). Os estudantes estão no alojamento oferecido pela organização, no próprio campus de UNB. Fizeram parte da organizacao das duas etapas preparatórias ao Encontro Nacional, as professores Carina Darcoleto (SINDUEPG) e Michelle Fernandes Lima (ADUNICENTRO).


Já no Ministério da Educação e Cultura (MEC) entidades entregaram uma carta endereçada ao ministro interino da Educação Mendonça Filho, entidades do “Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!” protocolaram documento contra os ataques ao ensino público junto ao Ministério da Educação (MEC). Os representantes do Comitê foram recebidos, na frente do MEC, por Leonel Cunha (subsecretário de assuntos administrativos do Ministério) e Nadia Ferreira (assessora especial do Ministro Moreira Filho). 15 entidades assinam o documento.

O Ato em Defesa da Educação Pública se encerrou a pós a entrega da carta. Na manhã desta sexta-feira (17) acontece a Mesa de Abertura do II ENE, no campus Darcy Ribeiro da UnB. Na avaliação das entidades que compõem o Comitê, a marcha cumpriu a primeira grande tarefa do II ENE em Brasília (DF), colocando a força da mobilização de estudantes do ensino básico ao fundamental, docentes e técnicos de todos os níveis de ensino, das esferas municipal, estadual e federal, expressando as várias lutas que vêm ocorrendo em todo o país contra o desmonte da educação pública, unindo diferentes segmentos daqueles que estudam e das categorias que trabalham com educação.

As entidades organizadoras do II ENE são CSP-Conlutas, Andes-SN, Sinasefe, CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes Livres), Oposição de Esquerda da UNE, Exneef (Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física), Federação Nacional dos Estudantes das Escolas Técnicas (Fenet), Associação Brasileira dos Educadores Marxistas (Abem), Movimento Universidade Popular (MUP), Sepe, Oposição CPERS, Oposição Alternativa Apeoesp, Fasubra, Enesso.

II ENE


As plenárias e debates do II ENE acontecerão nesta sexta e sábado ( 17 e 18), no campus Darcy Ribeiro, da UnB. Organizado pelo Comitê Nacional “Em defesa dos 10% do PIB para Educação Pública, Já” – do qual fazem parte entidades sindicais, movimentos sociais, populares e estudantis – o II ENE irá debater e sistematizar um conjunto de propostas que defendam a educação pública, gratuita, de qualidade, laica e referenciada nos trabalhadores. A organização do II ENE determinou seis eixos de debate para o encontro: gestão; financiamento; avaliação; trabalho e formação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação; acesso e permanência; gênero, sexualidade, orientação sexual e questões étnico-raciais.

Na manhã de sexta (17), acontecerá a mesa de abertura “Por um projeto classista e democrático de educação, contra o Ajuste Fiscal e a Dívida Pública”, no Centro Comunitário da UnB. À tarde e a noite, os participantes se dividirão em grupos de trabalho sobre os seis eixos de debate. Já no sábado (18), pela manhã, acontecerão os painéis temáticos e, à tarde, a plenária final.