Notícias

Milhares de manifestantes protestam contra desmonte das universidades estaduais paulistas

18 de Junho de 2016 às 15:06:25

Milhares de docentes, técnicos, terceirizados e estudantes das universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual de São Paulo (Unesp) percorreram as principais vias de São Paulo, na última quarta-feira (15), em um ato público unificado em defesa da educação pública e contra os cortes nas instituições estaduais paulistas. A caminhada terminou em frente ao Palácio do Governo para exigir do governador o retorno das negociações com o Fórum das Seis – que reúne as seções sindicais do ANDES-SN e os sindicatos dos servidores das três instituições -, e mais verbas para a educação. Docentes da USP, da Unicamp e de alguns campi da Unesp estão em greve, junto com técnicos e estudantes


 Desde que a pauta de reivindicações do Fórum das Seis foi protocolada há mais de dois meses não houve avanço nas negociações com a Cruesp. Os docentes, técnicos e estudantes das instituições reivindicam o fim dos cortes orçamentários nas universidades paulistas, reposição inflacionária nos salários, ganho real de 3%, melhorias nos hospitais universitários, garantia da permanência estudantil, entre outros. De acordo com o Fórum das Seis, o governo paulista deixou de repassar R$ 600 milhões à educação superior nos últimos dois anos (2014 e 2015).


Após muita pressão, uma comissão do Fórum das Seis foi recebida pelo assistente executivo da Casa Civil, Jesse James, que se comprometeu a marcar uma reunião com o secretário de Desenvolvimento - pasta responsável pela gestão das universidades-, antes da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).


Ato no Ceará


No Ceará, docentes e técnicos se uniram ao ato unificados dos servidores públicos estaduais na terça-feira (14), em frente a Assembleia Legislativo do Estado, para reivindicar do governador Camilo Santana o reajuste linear de 12,67% e abertura das negociações para atendimento de suas pautas específicas. As universidades do Estado do Ceará (Uece) e do Vale do Acaraí (UVA) também estão em greve.


 Com informações e imagem da CSP-Conlutas