Notícias

Crise dos estados provoca avalanche de problemas nas universidades

28 de Junho de 2016 às 10:37:42

A crise financeira que atinge o cofre dos estados provoca uma avalanche de problemas em várias universidades mantidas por eles. São greves e salas vazias para todo lado motivadas pela falta de condições mínimas para manter serviços básicos.


A Uerj é símbolo dos males que atingem as instituições estaduais. O campus da maior universidade mantida pelo governo do Rio parece um lugar abandonado: a maior parte das salas e corredores está vazia. Fornecedores e prestadores de serviço não recebem desde o início do ano.


Na Uerj, cerca de 30 mil alunos estão sem aula. E também falta gente para os serviços de limpeza, segurança e manutenção, segundo o sindicato dos docentes da universidade. Em 2016, a Uerj recebeu do Tesouro do estado apenas 28% de todo o orçamento previsto para esse ano.


No Rio de Janeiro, a crise também ameaça a sobrevivência da Universidade do Norte Fluminense, em Campos, e do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste, na capital.


E os problemas se repetem em outros estados: na Universidade estadual de Goiás, em Santa Helena de Goiás; na Uepa, no Pará; na Unemat, no Mato Grosso; e na Universidade estadual deMontes Claros, em Minas Gerais.


A Secretaria Estadual de Fazenda do Rio informou que repassou até junho 41% do orçamento total da Uerj, a universidade estadual, e ainda que os repasses não foram maiores ou atrasaram por causa da grave situação financeira do estado.


Sobre a outra reclamação que o Bom Dia Brasil mostrou na reportagem, a Universidade do Estado de Goiás informou que professores aprovados em concurso devem ser chamados nos próximos meses.


 


Fonte: G1