Notícias

Se aprovada a sub-vinculação orçamentária, o que muda na sua carreira? No seu salário? Na contratação de docentes? No financiamento da Universidade? E para os estudantes e funcionários?

06 de Julho de 2016 às 15:59:39

A ADUNICENTRO, em conjunto com as entidades representativas dos Docentes da UEM, UNIOESTE, UEL, UENP, UNESPAR e UEPG, editaram em 2015 uma revista para contribuir para com a discussão do tema. Nesta publicação, além das análises realizadas em cada uma destas universidades, está a participação de lideranças da UNESP e USP, que relatam a experiência das universidades paulistas, que adotaram o modelo da sub-vinculação orçamentária desde 1989.


Você pode acessar a publicação aqui ou clique diretamente nas imagens.


 



Ainda em 2014 , a SESDUEM, ADUNICENTRO, SINDIPROL/ADUEL, ADUNIOESTE, SINDUEPG e SINDUNESPAR promoveram, em Londrina e Maringá, um debate estadual sobre o tema.


Um dos elementos trazidos neste debate, pelo Prof. Dr. Ciro Teixeira Correa, da USP foi: 'Se essa crise não se manifestou antes, foi porque houve um ajuste “espontâneo” que reduziu o número de professores e funcionários desde a implantação do decreto. O presidente da Adusp também apresentou dados que mostram que o arrocho salarial das categorias foi outro fator que retardou a eclosão da crise financeira que atualmente assola as estaduais paulistas."


Relembre aqui.


Em 2013, após reunião com o Secretário da SETI, João Carlos Gomes, este sugere o modelo de autonomia da Paraíba como uma referência para as Universidades Estaduais do Paraná. Não somente fomos buscar informações sobre o que este modelo poderia significar para as IEES do Paraná, como também o Prof. Dr. João da Costa Chaves, que já foi Diretor do Campus da UNESP em Assis, concedeu ao nosso jornal, entrevista em que explicita a situação pela qual passam as universidades paulistas. De posse destas informações e da longa trajetória do ANDES-SN na defesa da autonomia, a ADUNICENTRO também divulga para a comunidade universitária da UNICENTRO sua análise naquele momento. Para acessar o Jornal do Sindicato, de 2013, clique aqui.