Notícias

Reunidos em assembleia, docentes da Unicentro suspendem temporariamente a greve e aprovam reinício da aulas para quarta feira (09)

07 de Novembro de 2016 às 17:46:44


Com a presença de 203 docentes dos campi do CEDETEG e Santa Cruz, os docentes deliberaram por suspender temporariamente a greve iniciada em 24 de outubro de 2016. Isso significa que a greve pode ser retomada caso o governo não respeite a reposição integral da inflação. A categoria docente entendeu ser estratégico suspender a greve e fazer parte da mesa de negociação com o governo sobre a pauta data-base.


Como avanços obtidos devido à greve, foram relacionadas: 1) a retirada da mensagem 043/16 que suspendia o pagamento da data-base, fruto de acordo para encerrar a greve de 2015; 2) o estabelecimento de uma mesa de negociação com o governo; 3) o ‘aparecimento’ de R$ 1,4 bilhão que o governo jurava não existir.


Início das Aulas


A assembleia aprovou ainda o reinício das aulas a partir desta quarta feira (09). Prazo considerado razoável para que os estudantes se reorganizem na volta de suas cidades.


Foi ainda aprovada a recomendação que os docentes não apliquem medidas de avaliação (provas, trabalhos, seminários) aos estudantes nos próximos sete dias, dada a excepcionalidade do momento, evitando possíveis prejuízos acadêmicos no encerramento do ano letivo.


Calendário acadêmico


Será encaminhado aos Conselhos Superiores da Unicentro o comunicado de suspensão da greve para que estes discutam novo calendário acadêmico.


Greve Geral dos Trabalhadores no dia 11 de novembro


Foa aprovada a adesão à Greve Geral, que foi chamada pelas Centrais Sindicais no dia 11 de novembro para barrar a Reforma da Previdência, PEC 55/16, PLP 257/16.


Perseguições


A assembleia manifestou preocupação com possíveis atos de perseguição por parte da administração a docentes e/ou estudantes que se engajaram na luta reivindicatória em favor do coletivo.


Comando de Mobilização


O Comando de Greve foi transformado em COMANDO DE MOBILIZAÇAO, cujas tarefas são promover as negociações com o Governo do Estado e mobilizar a categoria docente para a possibilidade de retomada da greve caso o governo não cumpra o acordo da data base. Tem ainda a tarefa de elaborar de materiais explicativos sobre bem como sobre a PEC 55/16, a reforma da Previdência, o PLP 257/16, entre outros ataques à classe trabalhadora.