Notícias

Assembleia dos Docentes realiza análise de conjuntura, aponta os caminhos para 2017 e aprova, por unanimidade, a prestação de contas do sindicato

18 de Dezembro de 2016 às 22:47:29

Reunidos em assembleia no dia 15 de dezembro, conforme Edital 009/2016, os docentes da Unicentro avaliaram a conjuntura de ataques a direitos imposta à categoria docente e ao conjunto da classe trabalhadora em 2016. Relativamente ao TIDE, foi informada a situação da tramitação do Acórdão no TCE, o qual saiu da COFAP para receber a nossa petição de regularização processual. Desde o primeiro momento, a problemática imposta ao entendimento do TIDE como regime de trabalho pautou a ação da direção da Adunicentro, que vem atuando em conjunto com o Sindiprol/Aduel e Sesduem.


A luta contra a tentativa do Governo de Michel Temer de promover uma reforma previdenciária que atende fundamentalmente os interesses do sistema financeiro contra a classe trabalhadora, foi debatida pelos docentes, que indicaram a necessidade de intensificar a mobilização com o objetivo de barrar sua aprovação no Congresso Nacional. A Adunicentro já vem promovendo uma articulação com diversos sindicatos de Guarapuava e região, no sentido de ampliar o nível de esclarecimento das categorias da base destes sindicatos.


A PEC 55, aprovada em meio a uma brutal repressão dos movimentos sociais, sindicatos e entidades, ignorando o debate aberto com a sociedade, foi discutida em meio à apreensão que o congelamento dos investimentos no serviços públicos imporá sobre a qualidade dos trabalhos realizados nas universidades.


Acerca da data base, que motivou a greve entre outubro e novembro, a compreensão dos docentes é a de que este direito deve ser buscado com intensidade. A Adunicentro ingressará como amicus curiae na Adin promovida pelos deputados independentes e de oposição na Alep. Além disso, a ação política deverá permanecer durante todo o ano de 2017 com o objetivo de assegurar o direito à reposição das perdas inflacionárias.


A prestação de contas do sindicato foi apresentada pela tesouraria da entidade bem como as notas e relatórios de despesas disponibilizados para consulta. Estes, também estão à disposição dos docentes na sede do sindicato. A Comissão de Finanças do Comando de Greve também apresentou relatório contábil das atividades da greve e, posteriormente do Comando de Mobilização. Tanto a prestação de contas da Adunicentro, como a da Comissão de Finanças, foram aprovadas por unanimidade.


Nas questões organizativas foi proposto e aprovada a dissolução do Comando de Mobilização e a convocação de assembleia no mês de fevereiro cujas principais pautas deverão ser a reforma da previdência e a data-base. Nesta, será tratada a reconstituição do Comando de Mobilização dos Docentes.