Notícias

Audiência pública na Câmara de Vereadores de Guarapuava irá debater corte dos salários dos professores colaboradores, suas condições de trabalho e não contratação de docentes

10 de Março de 2017 às 22:26:35

A ADUNICENTRO, com o apoio da Vereadora e também Presidente da APP-Sindicato, Terezinha Daiprai, estão organizando Audiência Pública para debater os recentes cortes e retirada de direitos que atinge os Professores Colaboradores da UNICENTRO. Devido a não contratação de 109 docentes, a Universidade se viu obrigada a adiar o início das aulas na expectativa de que o problema seria resolvido no começo de março. Entretanto, a comunidade universitária viu frustrada a autorização do estado na contratação e assim, dezenas de turmas estão sem aula. Os impactos negativos sobre os serviços que a Unicentro promove à sociedade vão além das aulas. Os professores colaboradores participam de 80% dos projetos de extensão que são desenvolvidos pela UNICENTRO. Além disso, têm participação em grande quantidade de projetos de pesquisa. O conjunto destas atividades contribui para com os positivos índices de qualidade que têm colocado a UNICENTRO ao lado das melhores universidades do Brasil, como tem sido amplamente divulgado pela imprensa local. O corte salarial de 55%, referente à retirada do TIDE, que o governo busca impor a estes docentes, tem o potencial de reduzir significativamente o interesse de inúmeros profissioais altamente qualificados que, a partir das mais importantes universidades do Brasil, têm procurado a UNICENTRO para lecionar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão. Assim procedendo, o Governo do Estado pode desencadear um processo que poderá rebaixar o desempenho da UNICENTRO nos diversos rankings de avaliação entre as universidades.


Para esclarecer a comunidade de Guarapuava e região e buscar apoio que possa convencer o governo Beto Richa a voltar atrás na continuidade desta política que causará prejuízos à universidade e seus estudantes, uma audiência pública está sendo organizada. Para debater com a comunidade universitária e a sociedade civil da região, estão sendo convidados o Secretário da SETI, João Carlos Gomes; o Reitor da Unicentro, Aldo Bona; os Deputados Estaduais que compõe a Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública do Paraná; os Prefeitos das cidades onde a UNICENTRO têm seus campi avançados; os Vereadores de Guarapuava; entidades representativas da sociedade civil de Guarapuava; Sindicatos; bem como os membros da comunidade acadêmica da UNICENTRO.


CONVITE


O mandato da Vereadora Professora Terezinha, em conjunto com a ADUNICENTRO – Sindicato dos Docentes da Unicentro/PR, tem a honra de convidar Vossa Excelência para AUDIÊNCIA PÚBLICA com o objetivo de debater a não contratação de professores colaboradores, o corte do Tide (55% dos vencimentos), suas condições de trabalho e respectivos impactos nos campi avançados, no ensino, na pesquisa, na extensão bem como nos rankings de avaliação das universidades do Brasil.


Dia: 16 de março de 2017.


Horário: 18h30.


Local: Plenário da Câmara Municipal de Guarapuava, localizada à Rua Pedro Alves, 431, Centro, no município de Guarapuava/PR.