Notícias

O DEPSI, em nota, informa que não fará adiantamentos de aulas até que as convocações dos professores colaboradores sejam realizadas

17 de Março de 2017 às 13:02:55

Nota de esclarecimento à comunidade acadêmica


De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 452-GR/UNICENTRO que dispõe sobre o calendário acadêmico de 2017, o início das aulas estava previsto para dia 20 de fevereiro. No dia 16 de fevereiro foi emitido um comunicado oficial informando o adiamento do início do ano letivo em função da não autorização da contratação de professores colaboradores por parte do Governo do Estado. Segundo o citado documento, sem estes novos professores, não seria possível atender cerca de 700 disciplinas, as quais representam aproximadamente 1/3 de salas de aula sem docentes.


No dia 24 de fevereiro de 2017, acadêmicos, funcionários e professores da Unicentro foram informados, através de uma nota oficial, que o início das aulas aconteceria em 06 de março. A nota informava que o processo de autorização da contratação dos professores colaboradores estava sendo acelerado e que, mesmo sem todo o quadro docente necessário ao bom andamento dos cursos, poderíamos contar com uma expectativa positiva em relação a essa situação.


Neste documento, a reitoria solicitava que os departamentos, através de seus professores efetivos e de professores colaboradores com contratos vigentes, adiantassem o máximo número possível de aulas, para que os colaboradores em processo de contratação pudessem contar com tempo hábil para repor a carga horária atrasada assim que iniciassem o trabalho.


No entanto, até o dia de hoje, tais professores não foram convocados e, consequentemente, seus contratos não foram assinados. Isso significa que a Unicentro continua enfrentando um déficit significativo em relação ao número de docentes, que várias disciplinas continuam descobertas e que muitos acadêmicos estão sem aulas e sem atividades práticas de estágio.


Esse cenário promove a precarização do ensino da Universidade que acaba de ser colocada como a 37ª melhor do país. Tendo em vista esse contexto e, após reunião envolvendo professores e acadêmicos, o curso de Psicologia da Unicentro entendeu que adiantar as aulas promove a precarização do ensino e do trabalho dos professores, trabalhadores do campo da educação que não têm condições de assumir indefinidamente a ausência de bom senso do Governo do Estado do Paraná, governo este que, quando decide atuar diretamente sobre a autonomia das Universidades, através da Secretaria de Fazenda, atua também incisivamente sobre a possibilidade de o ensino superior público, gratuito e de qualidade continuar existindo no Paraná.


Por essas razões, informamos que o DEPSI não fará adiantamentos de aulas até que as convocações dos professores colaboradores sejam realizadas oficialmente.


 



Fonte: Departamento de Psicologia