Notícias

Senado lança segunda geração do SIGA Brasil, a ferramenta de transparência orçamentária e controle social

11 de Abril de 2017 às 13:55:40

O Senado acaba de lançar o SIGA Brasil Painéis, segunda geração da ferramenta de transparência orçamentária e controle social.  Desde sua primeira fase, o SIGA Brasil é o único sistema capaz de fazer a integração de bases de dados de vários órgãos públicos, cobrindo todo o ciclo orçamentário.

Com o auxílio desse sistema, o cidadão pode fazer o acompanhamento on-line de todo o processo orçamentário, desde o início da elaboração do orçamento, com o envio da proposta do Poder Executivo ao Congresso Nacional, até o término de sua execução, com o pagamento dos bens e serviços contratados. As potencialidades da ferramenta como suporte para elaboração legislativa, formulação de políticas públicas e realização de pesquisas acadêmicas são incontáveis, e continuarão crescendo à medida que novas bases de dados sejam incorporadas ao sistema.

 

O SIGA Brasil Painéis facilita ainda mais o acesso às informações orçamentárias por meio de gráficos e pesquisas interativas. Para começar, foram disponibilizados três painéis: Painel Cidadão (pesquisas por assunto, sem a necessidade de conhecer as classificações orçamentárias), Painel Emendas (pesquisas de execução de emendas por palavras-chave) e o Painel Especialista (pesquisas utilizando a linguagem orçamentária).

Painel Cidadão possibilita a pesquisa por temas, sem necessidade de conhecer classificações de orçamentos; oferece interface mais intuitiva das funcionalidades da ferramenta e permite um resultado rápido e direto, apresentado de forma visual, por meio de gráficos e tabelas.

 

 

 

Para mais informações acessem o sítio do Senado Federal - Portal do Orçamento