Notícias

Resistiu ao META-4. Governo bloqueia R$ 6 milhões em recursos próprios da UEL

01 de Junho de 2017 às 09:02:26

O governo do Paraná bloqueou R$ 6,058 milhões da Universidade, com o contingenciamento de recursos próprios e previstos no orçamento da UEL. O bloqueio do dinheiro ocorreu ontem, terça-feira (30), por volta das 18 horas. Os diretores dos nove Centros de Estudos foram informados da arbitrariedade da medida já na manhã desta quarta-feira (31), em reunião presidida pelo reitor em exercício Ludoviko Carnasciali dos Santos, realizada no Gabinete.


A medida afeta diretamente o desenvolvimento de atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão, e ainda suspende o pagamento de bolsas aos estudantes indígenas, mantidos por meio de programas de permanência, já que a soma total foi retirada de duas fontes de recursos - as fontes 250 e a 100. A decisão do governo estadual também prejudica o andamento de projetos e programas desenvolvidos por alunos e professores dos cursos de graduação, e impossibilita a aquisição de materiais de consumo, que vão desde os produtos de limpeza até os insumos utilizados em laboratórios, assim como a manutenção de equipamentos.


Segundo o reitor em exercício, Ludoviko Carnasciali, a medida é uma tentativa de controle político, retaliação, e resultado da negativa da UEL em aderir ao sistema de gestão em recursos humanos, o Meta 4 RH-PR. "O bloqueio destes recursos afeta o andamento de todas as nossas atividades acadêmicas, prejudicando o Ensino em toda a sua extensão", constata.


Os impactos deste contingenciamento junto aos 54 cursos de graduação estarão como extra-pauta na reunião do Conselho de Administração (CA), que ocorre na tarde desta quarta-feira (31), assim como na reunião mensal do Conselho Universitário (CU), que já estava marcada para a próxima sexta-feira, dia 2.


Durante o encontro com os diretores de Centros de Estudos, o reitor em exercício informou também que a Reitoria dará continuidade às diversas ações que já vinham sendo realizadas junto às comunidades interna e externa, como forma de esclarecer e informar os impactos para a Universidade caso implantasse o sistema Meta 4. E que ainda hoje, além de medida judicial, a UEL enviará ofício, via SETI, solicitando uma audiência com o governador Beto Richa para tratar desta e demais restrições ao orçamento da Instituição. Ludoviko dos Santos informou ainda que além da UEL também sofreram bloqueios em suas contas a UEM (Maringá) e Unioeste (sede em Cascavel), coincidentemente, as três Universidades que não aderiram ao Meta 4 RH-PR.    


 


Fonte: UEL

UEL