Notícias

Assembleia é convocada para os docentes debaterem sobre o anteprojeto de lei do TIDE; represamento da carreira devido ao META4; retomada da discussão sobre autonomia

09 de Junho de 2017 às 15:18:57

Sindicato dos Docentes da UNICENTRO – ADUNICENTRO, Seção Sindical do ANDES, Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior


Edital de Convocação no 003/2017


ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


CONVOCAÇÃO


A Presidente do Sindicato dos Docentes da UNICENTRO, ADUNICENTRO – Seção Sindical, estabelecido à Rua Prof. Becker, 3272, Guarapuava, Paraná, no uso de suas atribuições legais, de acordo com o Estatuto do Sindicato, convoca a categoria docente da UNICENTRO para comparecer à Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 13 de junho de 2017 (terça-feira), conforme segue:


Primeira chamada às 16h00 e, em segunda chamada às 16h15h, no Auditório Central do CEDETEG, sito à Rua Simeão Camargo Varela de Sá, 03 – Vila Carli


Dada a complexidade da conjuntura que o governo impõe à categoria e a necessidade de uma deliberação unificada, aos Docentes de Irati será disponibilizado transporte (enviar nome e RG para adunicentro@yahoo.com.br até às 13h do dia 12 de junho, segunda-feira).


para tratar da seguinte PAUTA:


1) Informes acerca do anteprojeto de lei do TIDE; retomada da discussão sobre autonomia; represamento da carreira dos docentes devido ao META4; data base


2) Adesão à paralisação estadual das IEES no dia 20 de junho;


3) Adesão à Greve Geral dos trabalhadores contra as reformas da previdência e trabalhista.


Torna-se público o presente Edital de Convocação para todos os efeitos legais.


Guarapuava, 09 de junho de 2017


Profa. Dra. Raquel Terezinha Rodrigues


Presidente da ADUNICENTRO, Seção Sindical


Entenda


O Comitê em Defesa do Ensino Superior Público do Paraná (que reúne todos os sindicatos das IEES e DCEs) esteve reunido na tarde desta quarta feira (dia 7), na sede do Sinduepg, para discutir a conjuntura que atingiu as IEES (bloqueio das verbas de custeio da UEL, UEM e Unioeste, a retomada da discussão entre governo e reitorias de uma proposta de autonomia que implique a adoção de um índice fixo de financiamento, a adoção do Meta-4 com represamento das ascensões e progressões definidas na lei da carreira e TIDE).


Segundo a avaliação do movimento docente é preciso esclarecer para a comunidade acadêmica e toda a população que o discurso do governo Beto Richa, que ressoa na mídia hegemônica quando reproduz uma narrativa unilateral das assessorias estatais, é falacioso. Dizer que as universidades são apenas custos que oneram o estado ou são as geradoras de crise, é ignorar a capacidade de desenvolvimento e de retorno imediato, a médio e a longo prazo que essas instituições representam. Existem dados de pesquisas realizadas por economistas que comprovam: para cada R$1,00 investido nas universidades há um retorno de R$3,80 para a economia principalmente regional.


Nesse sentido, em contato com Deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior Público do Paraná, está sendo organizada Audiência Pública na ALEP, com a presença das comunidades acadêmicas, Deputados Estaduais, membros do Governo e Sindicatos.


O Comitê tirou como indicativo, que as categorias discutam em assembleias a possibilidade de paralisação para o próximo dia 20 de junho. Essa paralisação tem como objetivo fortalecer a luta diante do cenário que se desenhou nas últimas semanas, com os bloqueios de verbas de custeio da UEL, UEM e UNIOESTE e também do anúncio de inclusão da UEPG e UNICENTRO no Sistema Meta-4.


Na manhã da próxima segunda-feira (dia 12 de junho) os membros do Comitê participam de reunião com o governo, em Curitiba, para discutir pontos essenciais da luta neste momento e a serem debatidos na assembleia.