Notícias

Previdência foi a maior conquista da Constituição, diz Maria Fattorelli

06 de Julho de 2017 às 07:39:37

Jornal GGN - O programa de entrevistas pela internet, o Viva Roda, conduzido pelo jornalista Felipe Pena abordou a tentativa de Reforma da Previdência proposta pelo governo de Michel Temer. A Coordenadora nacional da auditoria cidadã da dívida, Maria Fattorelli, foi a convidada para responder as perguntas de diversos especialistas e representantes de mídias alternativas. 

 

"A Previdência foi a maior conquista da Constituição Federal. Os constituintes colocaram no artigo 194 da Constituição a Seguridade Social, a segurança do povo, que é um tripé: a Previdência, assistência e saúde", introduziu a entrevistada.

 

Segundo Maria Fattorelli, a lógica argumentada para se criar a necessidade de uma reforma não se sustenta e defende que o chamado "déficit" da Previdência nas contas públicas é uma fraude inventada. "[Os constituintes] colocaram na própria Constituição fontes variadas de financiamento para este tripé." 

 

Entre os exemplos, mencionaram o caso do fracasso da privatização da Previdência no Chile. "[Um sistema em que os bancos] não tem responsabilização pelos danos causados, porque eles jogam isso no risco do mercado. A coisa não tem nem lógica semântica, Previdência é sinônimo de segurança. Qual é a lógica de colocarmos a nossa segurança em aplicações de risco?", refletiu.

 


 

Concluindo: "nenhum plano de previdência privada cobre o que a nossa previdência pública garante", disse Fattorelli.

 


 

 

Fonte: GGN