Notícias

Mudanças na carga horária geram questionamentos entre os docentes da UNICENTRO

31 de Agosto de 2017 às 20:59:21

A Diretoria da ADUNICENTRO vem manifestar estranhamento referente às mudanças na atribuição de aulas, para o corpo docente, aprovadas em reunião do COU em 25 de agosto de 2017. Manifestamos desacordo com a celeridade do processo, o qual não permitiu discussão com os departamentos. Também estranhamos a UNICENTRO alterar a distribuição da carga horária, tendo em vista que nenhuma outra universidade está fazendo essa discussão. Questionamos se foi uma imposição ou uma solicitação feita pelo Governo. Fazemos economia na folha e direcionamos os recursos para outra linha? E qual seria? A UNICENTRO não teve seus recursos bloqueados pelo governo, uma vez que encaminhou a documentação solicitada com o objetivo governamental de implementar o META 4. Portanto, o que efetivamente justifica uma carga maior de trabalho para o corpo docente?


Queremos destacar que a Resolução Conjunta 009/2007-CEPE-CAD/UNICENTRO estipulava o mínimo de 8 horas aula para quem tem o PqC e 10 horas aula para PqI. Ou seja, os regulamentos, aprovados pelos nossos pares, possibilitavam as atuais alterações e não foram objeto de críticas significativas o termo “mínimo”, por parte dos departamentos pedagógicos, à época.


O sindicato representa a categoria docente e seu objetivo é defendê-la, entretanto ele não substitui plenamente a luta dos docentes, no que diz respeito a exigir posturas democráticas dos conselheiros por eles eleitos.


Os docentes, em seus departamentos, têm o direito (e dever) de convocar seus conselheiros para debater os temas que serão votados nos conselhos, bem como manifestar, coletivamente, o desejo de como esse voto deve ser exercido. Da mesma forma, espera-se que os Conselheiros informem, aqueles que os elegeram, sobre o que estão discutindo nas reuniões e câmaras dos Conselhos. Cabe cobrar a responsabilidade e compromisso de cada ator, nesse processo.


A LDB estipula que 70% da representação, nos órgãos colegiados, é de docentes e os Pró Reitores são, para a Lei Federal, representantes DOCENTES, não da reitoria. Portanto, eles não podem ser eximidos de responder por seus atos junto aos colegas de seu departamento e setor.


Se o conjunto dos docentes entende que os mecanismos colegiados de tomada de decisões não vêm satisfazendo seus anseios, de forma democrática, a ADUNICENTRO propõe que tanto a composição dos conselhos, quanto a forma pela qual as deliberações são realizadas, devam ser objeto de reflexão dentro dos departamentos, para uma possível revisão.


Posto isso, a ADUNICENTRO solicitou, por escrito, informações à Reitoria acerca das motivações que levaram ao aumento da carga horária. Paralelamente, o Sindicato vai convocar uma reunião, com os docentes, para discutir o assunto.


Diretoria da Adunicentro, Seção Sindical do ANDES-SN