Notícias

Data-base: aprovado na ALEP o projeto da governadora que concederá só 1% de reposição de perdas inflacionárias aos servidores do executivo

09 de Julho de 2018 às 21:31:22

Contrariando as reivindicações dos servidores públicos, a governadora Cida Borghetti conseguiu aprovar, hoje, 9/7/18, o seu projeto que concede apenas 1% de reposição de perdas inflacionárias (data-base) nos salários do funcionalismo público do executivo do Paraná.


Entretanto, amanhã, 10/7/18, será apresentada e votada emenda ao projeto alterando de 1% para 2,76% a recomposição salarial. Esta emenda tem como autores 31 deputados da ALEP.


Tendo em vista a intransigência dos deputados governistas em manter o índice de 1%, a estratégia da oposição foi votar o projeto original do executivo hoje, segunda, para que fosse possível apresentar emendas a serem deliberadas amanhã, na CCJ, com previsão de início para as 13:30h e, em regime de urgência, finalizar as votações ainda nesse dia.


Na semana anterior, a governadora Cida Borghetti adiou a votação do projeto de recomposição da inflação temendo ser derrotada por emendas de deputados que poderiam propor os 2,76% aos servidores do executivo.


Neste contexto, é necessário registrar que o índice de 2,76% de reposição da inflação para os trabalhadores do executivo é o mesmo índice que a governadora ofereceu para os trabalhadores dos Poderes Legislativo e Judiciário e extensivos ao Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública.


Portanto, é justo que o índice de reposição inflacionária seja igual para todas as categorias de servidores do estado. Mais ainda, é um desrespeito ao funcionalismo do executivo receber um índice de recomposição inflacionária (data-base) em seus salários menor que seus colegas de outros órgãos do estado.


Os servidores do executivo paranaense não recebem as reposições da inflação desde o mês de janeiro de 2016, o que totaliza em torno de 11,53% de perdas salariais. O percentual de 2,76% cobriria o período de maio de 2017 a abril de 2018.