Notícias

Informe: ADUNICENTRO realizou assembleia em 7 de agosto de 2018

09 de Agosto de 2018 às 15:29:19

No dia 7 de agosto de 2018 foi realizada a Assembleia conjunta com docentes dos campi de Irati e Guarapuava, da UNICENTRO, com as seguintes deliberações sobre os itens da pauta:


 


1) TIDE e vetos da governadora


Foram apresentados pareceres jurídicos e análises a respeito dos possíveis efeitos dos vetos à Lei 19.594/2018, vinculados ao TIDE. O ponto de maior debate e preocupação de filiados e filiadas foi referente ao artigo 5º, em que se estabelece o mínimo de 15 anos de exercício da docência com o recebimento do TIDE para considerá-lo na integralidade dos vencimentos da aposentadoria. A base docente presente na Assembleia votou pela manutenção parcial dos vetos, de forma que permaneça o veto APENAS para o artigo 5º.


 


2) Estrutura e funcionamento da área jurídica da ADUNICENTRO


Foi apresentada as filiados e filiadas a descrição de como o suporte jurídico do Sindicato tem funcionado. Foi informado que o modo atual de gestão de questões jurídicas do sindicato foi herdada do modelo da gestão anterior.


 


3) Participação da ADUNICENTRO em grupos de sindicatos: Comando Sindical Docente e Fórum das ADs (ANDES-SN)


Foi informado aos filiados e filiadas que a ADUNICENTRO participa, atualmente, de dois grupos de sindicatos docentes em âmbito estadual:


a) Comando Sindical Docente: o qual congrega, além de ADs, mais o SindiprolAduel (Sindicato de docentes da UEL)


b) Fórum das ADs: o qual congrega as Associações de Docentes – ANDES-SN


Tais participações – em ambos os grupos - reforçam o posicionamento da ADUNICENTRO no sentido de existir uma integração de todos os sindicatos docentes do estado do Paraná, haja vista que as reivindicações e lutas da categoria de docentes são, na sua quase totalidade, comuns nas IEES-PR. A luta conjunta é necessária e fortalece a categoria nos mais diversos aspectos.


 


4) Prestação de contas financeiras dos meses junho (a partir de dia 14) e julho de 2018


A Diretoria da ADUNICENTRO procedeu a prestação de contas financeira desde sua posse, em 14 de junho de 2018, até a data de 31 de julho de 2018.


É importante ressaltar que os filiados e filiadas podem fiscalizar os documentos comprobatórios que ficam à disposição - para fiscalização de filiados e filiadas - na sede da ADUNICENTRO.


 


5) Informes:



- Plano de trabalho: foi apresentado mais informações sobre a construção do plano de trabalho da atual diretoria, baseado, sobretudo, nas propostas de campanha da atual diretoria.


 - Dia nacional de luta em 10 de agosto: definiu-se pela participação dos sindicalizados no Dia de Mobilizações e Paralisações Nacionais, em 10 de agosto de 2018, realizando panfletagens nos municípios de Irati e Guarapuava, em conjunto com diversas centrais sindicais.


 - Viagens de membros da diretoria a serviço do sindicato: foram apresentadas informações sobre viagens que membros da diretoria estão realizando em prol do sindicato e sua categoria.


 - Comissão de regulamentação de carga horária: os presentes propuseram uma reunião ampliada sobre o tema e a necessidade de ampliar seus representantes em comissões desse teor, uma vez que decisões nela estabelecidas implicam mudanças diretas no cotidiano de trabalho do docente.


 - Data-Base: os presentes reafirmaram o que já fora definido em assembleia anterior, que a luta deve continuar, no sentido da defesa do pagamento dos 11,53%, correspondente ao IPCA acumulado de janeiro de 2016 a abril de 2018.


 


6) Assuntos gerais.


- A assembleia, mediante solicitação da coordenação do curso de Pós-Graduação para Formação em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar, de caráter gratuito para alunos e alunas, deliberou positivamente para que a ADUNICENTRO manifeste apoio à sua abertura.


 


Por fim, encerrou-se a assembleia.