Notícias

DELEGAÇÃO REGIONAL PONTA GROSSA-IRATI-GUARAPUAVA INTEGRA ETAPA ESTADUAL DO III ENE EM CURITIBA

03 de Abril de 2019 às 17:48:06

A Delegação Regional Ponta Grossa-Irati-Guarapuava participou da etapa estadual preparatória do III Encontro Nacional de Educação (ENE), em Curitiba, no último sábado (30/03). O encontro promovido pelo Sindicato Nacional das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) ocorreu no Auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O ENE tem como preocupação central a luta pela educação pública, gratuita, universal, laica, pautada nos interesses da classe trabalhadora.


Na etapa estadual, foram debatidas e aprovadas as propostas dos encontros regionais, as quais serão apresentadas na fase final do III ENE, em Brasília, que ocorrerá entre os dias 12 a 14 de abril. A fase regional do III ENE Ponta Grossa-Irati-Guarapuava foi realizada em Ponta Grossa, no dia 9 de março passado.


A vice-presidenta do Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG-Andes), Carina Alves da Silva Darcoleto, avaliou de forma positiva a etapa estadual do III ENE: “Foi mais uma oportunidade para pensarmos em como organizar, coletivamente, estratégias de luta em defesa da educação da classe trabalhadora, de modo a articular com a luta mais ampla pela manutenção e garantia dos direitos sociais. Nesse sentido, o encontro reforçou a necessidade de resistência contra a Reforma da Previdência e contra qualquer retrocesso”.


A primeira-secretária do Sindicato dos Docentes da Unicentro--Irati (ADUNICENTRO-Andes), Michelle Fernandes Lima, destacou as orientações do III ENE nas etapas regionais e na estadual realizada em Curitiba. “A discussão contemplou análise da conjuntura, formação de professores, plano de carreira e salários, tipos de avaliações por modalidade de ensino, assistência estudantil, políticas de acesso e permanência, evasão escolar, financiamento, parceria público-privada, militarização, projetos de lei municipais e/ou estaduais que atacam a pluralidade de ensino e autonomia docente”.


Os integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEPG, Jennifer Dias e Rodrigo Freitas, destacaram a importância do Encontro: “O ENE vem sendo um espaço para construir resistências a partir da organização de estudantes e de trabalhadoras e trabalhadores da educação.” De acordo com os estudantes que participaram do Encontro nas etapas estadual, em Curitiba, e regional, em Ponta Grossa, “o espaço da etapa preparatória também nos trouxe reflexões acerca da luta enquanto continuidade histórica, que precisa compreender estruturas que estão dadas para além de questões governamentais”.


Representante do DCE da UNICENTRO–Irati, Leonardo Melo ressaltou que as etapas regional e estadual do ENE “tiveram como principal norte a classe trabalhadora e uma educação classista, compreendendo os processos educativos como constituintes da formação humana”. Para Melo, “uma educação classista representa, sobretudo, a possibilidade da criação de um mundo mais justo e mais humano a todo/as que nele habitam”.


Estudante da Pós-Graduação em Biologia Evolutiva da UEPG, Jorge Iarmul, que participou de todas as etapas do II ENE, em 2016, e das etapas regional e estadual deste ano, avalia que o encontro é um espaço fundamental de debate entre diferentes segmentos da classe trabalhadora, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. “O ENE proporciona estabelecer estratégias que contribuam para melhorias nas condições de trabalho e na qualidade da educação pública brasileira”, enfatizou Iarmul.


A Delegação Regional Ponta Grossa-Irati-Guarapuava na etapa estadual do III ENE, em Curitiba, contou com a participação da vice-presidenta do SINDUEPG/Andes e professora do Departamento de Educação da UEPG, Carina Alves da Silva Darcoleto; primeira-secretária do Sindicato dos Docentes da Unicentro (ADUNICENTRO/Andes) e professora do Departamento de Pedagogia da Unicentro, Michelle Fernandes Lima; estudantes da UEPG e UNICENTRO; representantes do DCE da UEPG – Gestão Língua Solta e do DCE da UNICENTRO – Gestão (Re)existir; além de professores e professoras da Educação Básica de Ponta Grossa.


Texto elaborado por: Sinduepg e Adunicentro.