Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO COMANDO DE GREVE DA ADUNICENTRO SOBRE A CONTINUIDADE DA GREVE

20 de Julho de 2019 às 19:20:14

Os docentes da UNICENTRO, em Assembleia realizada pela Adunicentro, em 19 de julho de 2019, nos campi de Guarapuava e Irati, votaram por unanimidade pela rejeição da proposta do governo, por entenderem que nenhuma das quatro pautas da greve foram atendidas (data-base, arquivamento do PLC 04/2019 e da minuta da Lei Geral das Universidades – LGU e nomeações e realização de concursos públicos). Deste modo a categoria docente permanece em greve.


Destacamos que quem representa legalmente a categoria docente nas universidades estaduais do Paraná é o Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior – ANDES e, consequentemente, na UNICENTRO a prerrogativa de representar e negociar em nome de TODA a categoria docente, conforme Carta Sindical, é da Adunicentro – Seção sindical do ANDES e não apenas de seus sindicalizados. O que confere legalidade para essa representação pela Adunicentro é o princípio da unicidade sindical, previsto na Constituição Federal, e o registro na Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho). Não obstante, o docente pode ser filiado a quantas entidades sindicais quiser.


Salienta-se também que somente a Adunicentro ou o Andes-Sindicato Nacional pode assinar acordo de fim de greve com o governo, após decisão soberana da assembleia geral da categoria, conforme estatuto da entidade, que confere direito a voto a todos os docentes, independentemente de serem filiados à Adunicentro. Reafirma-se assim a legitimidade e legalidade da atual greve, não cabendo a quaisquer outras entidades responderem frente ao governo em nome da Adunicentro.


A greve é encerrada APENAS diante de decisão soberana dos docentes presentes em Assembleia Geral!


É importante lembrar aos docentes e aos alunos da UNICENTRO que, ao final da greve, devemos ter outro calendário, que garanta a total reposição dos dias parados, sem prejuízo para nenhum aluno da universidade. Não existe nenhuma possibilidade de não termos outro calendário acadêmico, ou seja, as aulas vão ser repostas, mas a forma e o período, quem vai decidir são os conselhos superiores da universidade, após o encerramento da greve.


Por isso é necessário nos mantermos firmes e focados na pauta unificada; a greve é forte e necessária e cabe a todos(as) da categoria decidir os rumos do movimento. É hora de entendermos a gravidade do cenário educacional atual e somarmos forças ao movimento e àqueles que lutam pela Universidade pública, gratuita e de qualidade.


É grave! É greve!



Guarapuava, 19 de julho de 2019.


Comando de Greve da Adunicentro