Notícias

UNICENTRO SUSPENDEU A GREVE, MEDIANTE DECISÃO DE ASSEMBLEIA DOCENTE DA ADUNICENTRO, EM 8/8/19, COM RETORNO ÀS AULAS NO DIA 12/8/19

08 de Agosto de 2019 às 15:01:47

Reunidos em Assembleia Permanente da ADUNICENTRO, realizada em 8/8/19, quinta-feira, os(as) professores(as) da UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste decidiram pela suspensão da greve a partir de segunda-feira, dia 12/8/19.


Com essa decisão, o sindicato ADUNICENTRO enviará um Ofício à reitoria solicitando formalmente a readequação do Calendário Universitário, de modo que as aulas de período de greve sejam repostas e que outras atividades do período de greve também sejam realizadas no momento pós-greve,  sem prejuízos aos professores e estudantes.


De modo geral, avalia-se que o movimento grevista saiu vitorioso e fortalecido, haja vista que, com a greve, foi possível expor e tornar públicas as reivindicações da categoria docente com a comunidade universitária e a sociedade, mostrando o quanto o governo do estado menospreza a educação superior, precarizando as universidades públicas.


O governo obrigou-se a receber os representantes do movimento grevista de todo o estado do Paraná e enviou resposta formal sobre as pautas de greve.


Houve uma ampla adesão à greve por parte de professores e, posteriormente, também pelo movimento estudantil, o que denota a legitimidade do movimento grevista na universidade.


A mobilização continua, especialmente contra a Lei Geral das Universidades.