Notícias

Informe: ADUNICENTRO realizou assembleia em 8/8/19, com decisão pela suspensão da greve a partir de 12/8/19

12 de Agosto de 2019 às 22:11:08

No dia 8 de agosto de 2019 realizou-se Assembleia conjunta com docentes dos campi de Guarapuava e Irati, da UNICENTRO, por meio de vídeo-conferência, com as seguintes deliberações sobre os itens da pauta:


1) Informes.


Foram repassadas informações sobre o seminário realizado em Londrina, no dia 2 de agosto de 2019, sobre a Lei Geral das Universidades e informado que o relatório final desse Seminário será entregue à reitoria da UNICENTRO, às direções de campi e de setores, aos chefes de departamentos, aos Conselhos superiores e também foi entregue à SETI, na pessoa do seu Superintendente, Aldo Nelson Bonna, em reunião de negociação do dia 6/8/19. Nesta reunião, o superintendente informou o posicionamento do governo em relação à pauta de greve das IEES-PR: quanto à data-base (reposição inflacionária) de 17,04%, o superintendente disse que está mantido em 2% em janeiro de 2020, 1,5% em janeiro de 2021 e 1,5% em janeiro de 2022; sobre as nomeações de servidores aprovados em concurso público, os processos estão tramitando na Secretaria da Fazenda, mas sem data definida para efetivação; comunicou que  a abertura de novos concursos somente acontecerá após aprovação da LGU; e em relação ao arquivamento do PLC 04 de 2019, o superintendente repassou que governo solicitou  a retirada do PLC da ALEP. Ainda sobre o pedido de arquivamento da LGU, o superintendente afirmou que a minuta não será arquivada e que nova redação será encaminhada às IEES até o início da próxima semana, delimitando o prazo para apresentação de contribuições em 30 de agosto. Outras reuniões caracterizadas por reivindicações e/ou articulações aconteceram no período com deputados, entre os membros do CSD, no Comando de Greve local e Diretoria do sindicato.


2) Avaliação do movimento de greve.


Houve diversas participações com falas de professores(as) sobre o contexto de greve, sendo que parte se posicionou pela suspensão ou encerramento da greve e parte pela continuidade da greve.


3) Votação sobre a continuidade da greve.


Foi realizada a votação e a maioria dos(as) docentes presentes na assembleia decidiu pela suspensão da greve a partir de 12 de agosto de 2019.


4) 13 de agosto - greve geral da educação.


A assembleia deliberou por não realizar a paralisação/greve no dia 13 de agosto de 2019, definindo-se pelo apoio e atuação em mobilizações e ações conjuntas com o movimento estudantil e demais sindicatos.


5) Assuntos gerais.


Foi deliberado que:


- Será enviado ofício à reitoria solicitando a readequação do calendário acadêmico, visando dilatar prazos de todas as atividades paralisadas em função da greve, evitando quaisquer prejuízos a professores e estudantes, haja vista que a greve é um direito.


- Docentes decidiram por não registrar faltas de estudantes enquanto estes não deliberarem, em assembleias próprias, sobre o retorno às aulas.


- Seguindo as indicações do comando estadual de greve, acordou-se a continuidade das ações e mobilizações em relação à LGU, com possível participação em reunião de Conselhos e realização de audiências públicas sobre a LGU, com a presença de deputados, nas IEES.


- Os presentes na assembleia assentiram com a proposta do Comando Sindical Docente em realizar o II seminário estadual sobre a LGU, em Guarapuava, no dia 30 de agosto de 2019.