Notícias

Informe: ADUNICENTRO realizou assembleia em 11/3/20. Consulte o resumo das deliberações!

16 de Março de 2020 às 13:28:29

Informe: ADUNICENTRO realizou assembleia em 11/3/20. Consulte o resumo das deliberações!


No dia 11 de março de 2020 realizou-se a Assembleia conjunta com docentes dos campi de Guarapuava e Irati, da UNICENTRO, por meio de vídeo-conferência, com as seguintes deliberações sobre os itens da pauta:


1) Votação de paralisação/greve no dia 18/3/20.


Foi apresentado o contexto de lutas do dia 18/3/20, inclusive como uma data do calendário oficial de lutas definido no 39º Congresso do ANDES-SN e houve a deliberação pela realização de atos, mobilizações e protestos nesse dia. Foi criada a Comissão de Organização para o dia 18/3/20, com docentes presentes na assembleia, de Guarapuava e Irati.


2) Prestação de Contas Financeira da ADUNICENTRO.


Foi apresentada, em detalhes, como prática de transparência da diretoria, a prestação de contas da ADUNICENTRO, deixando clara a situação financeira do sindicato. Filiados(as) foram convidados(as) a consultarem os registros financeiros na sede do sindicato e em Irati, com membros da diretoria, exercendo, assim, seu direito de fiscalização das contas da ADUNICENTRO. A prestação de contas foi aprovada por unanimidade pelos docentes da assembleia.


3) Proposta de Lei Geral das Universidades – LGU.


Foi apresentado o contexto atual da proposta de LGU e a iminência do envio do Projeto de Lei da LGU à ALEP. Foi informado que a ADUNICENTRO, juntamente com os demais sindicatos ANDES do estado estão acompanhando as ações do governo Ratinho em relação à LGU e permanecem alertas, pois a resistência será necessária para extinguir a proposta de LGU ou reduzir suas consequências às universidades estaduais do Paraná. 


4) Eleição à Diretoria da ADUNICENTRO e ANDES-SN.


Foi informado que haverá duas eleições no ano de 2020, no âmbito do sindicato, para as diretorias:


(i) da ADUNICENTRO, para o biênio 2020-2022 (eleição local), com edital de convocação da eleição publicado em 5/3/20 e as inscrições de chapas se estendem até 6/4/20, na sede da ADUNICENTRO;


(ii) do sindicato ANDES-SN, para o biênio 2020-2022 (eleição nacional), a qual possui duas chapas concorrentes, com inscrições de chapas encerradas.


Todos e todas foram convidados(as) a participarem do pleito eleitoral como eleitores e candidatos, neste momento importante e democrático de nosso sindicato.


5) Custos de processos judiciais.


Foi apresentado e alertado aos filiados e filiadas, a preocupação da diretoria da ADUNICENTRO com possível ocorrência de perdas de processos judiciais abertos em nome de filiados(as) e a consequente cobrança de custas judiciais finais de processos, o que pode inviabilizar financeiramente a seção sindical ADUNICENTRO. Ainda que sejamos uma seção sindical do ANDES-SN, a diretoria esclareceu aos filiados(as) a necessidade de muita prudência com relação ao assunto, para evitar a inviabilização financeira da ADUNICENTRO. Os presentes decidiram que em nova assembleia o assunto deva ser retomado com maior tempo para detalhamento e debate da situação, de modo que os filiados possam se posicionar sobre o assunto.


Foi informado, conforme orientação da Assessoria Jurídica da ADUNICENTRO, que está suspensa a abertura de novos processos de insalubridade, momentaneamente, por causa de decisões desfavoráveis do TJ-PR às demandas desses processos.


6) Assuntos gerais.


Não houve assuntos gerais.


 


Sem mais assuntos e deliberações, a assembleia foi encerrada.