Notícias

Governador não nomeia professores do concurso da UNICENTRO

27 de Março de 2020 às 15:30:31

No dia 12 de março de 2020, o Governador Ratinho Júnior autorizou a contratação de 263 professores de carreira para as universidades estaduais do Paraná. Todas as universidades foram contempladas, com exceção da UNICENTRO. Mesmo sendo a que possui um dos maiores déficits de docentes entre as demais universidades do Estado, a UNICENTRO está com seu último concurso praticamente cancelado pela equipe administrativa do Governador.


Em 2015, com a anuência do Governo do Estado, a UNICENTRO realizou concurso público prevendo a contratação de novos professores para compor o seu quadro de efetivos. Nesse concurso, 85 professores foram aprovados. Destes, os que foram nomeados, conseguiram pela via judicial. No entanto, quinze docentes aguardam as nomeações e poderiam ter sido nomeados com os docentes das demais Universidades do Estado.


Há mais de quatro anos que não são realizados concursos para recompor o quadro de professores da universidade, que tem sofrido a cada início do ano letivo com a falta de docentes, para atender às demandas de ensino, pesquisa e extensão, próprias do trabalho universitário. Durante esse período, as universidades passaram por um intenso processo de reestruturação que reduziu a autonomia universitária e dificultou o desenvolvimento da carreira docente no Ensino Superior.


A reitoria da UNICENTRO teve, nesse período, forte papel no encaminhamento e efetivação dessas medidas governamentais. Ainda durante a reitoria do prof. Aldo Bona, a UNICENTRO foi uma das primeiras instituições a aderir ao Meta 4, programa que transferiu para o governo parte significativa das decisões administrativas da universidade. Em 2016, atendeu prontamente aos Decretos do governo Beto Richa, que impuseram um limite de horas anuais para a contratação de professores colaboradores e extinguiram a possibilidade de concessão do regime de TIDE aos mesmos, além de dificultar a concessão de novos TIDE para professores do quadro efetivo.


Com a vitória de Ratinho Júnior, Aldo Bona deixa a reitoria e assume a SETI, agora na condição de superintendência. Parecia que enfim os concursados seriam nomeados. Mas, ao invés disso, o superintendente encaminhou uma minuta que busca disciplinar os recursos das universidades. A Lei Geral das Universidades (LGU), rejeitada por cinco das sete Universidades Estaduais do Paraná, aprofunda os aspectos da precarização do trabalho docente e limita a autonomia universitária, indo na contramão dos anseios da comunidade acadêmica e de uma gestão pautada nos interesses coletivos. Novamente, a reitoria da UNICENTRO se mostrou favorável às medidas do governo, aprovando com ressalvas a LGU no seu Conselho Universitário.


Agora, quando o Governador decide, enfim, nomear novos professores para as universidades, a UNICENTRO não é contemplada. Parece que o governo só se lembra da UNICENTRO no momento de retirar direitos de professores e alunos. Quando é para atender uma reivindicação, muito aguardada por sua comunidade, não há intenção de concedê-la.


Estranhamos também o não pronunciamento da atual reitoria diante deste fato, que irá afetar diretamente o quadro docente da UNICENTRO, que deixa de receber novos docentes e de reduzir seu déficit no número de docentes.


Aguardamos um posicionamento de nossa reitoria e exigimos do Governo do Estado e da SETI a nomeação imediata de todos os professores aprovados em concurso público, também na UNICENTRO.