Notícias

Informe: ADUNICENTRO realizou assembleia em 26/11/20. Consulte o resumo das deliberações!

26 de Novembro de 2020 às 21:37:01

No dia 26 de novembro de 2020 realizou-se a Assembleia Geral Extraordinária com docentes dos campi de Guarapuava e Irati, da UNICENTRO, por meio virtual/on line, com as seguintes deliberações sobre os itens da pauta:


1) Informes:


a) Ação dos 14%.


Foi reforçada a necessidade da entrega de documentos por docentes para o recebimento de valores da Ação dos 14%. Neste primeiro momento, o valor será aproximadamente 60% do valor devido/reivindicado, representando o valor incontroverso, ou seja, que o governo aceitou pagar. Os demais 40% estão ainda em discussão judicial e serão pagos aos docentes quando existir uma decisão judicial definitiva sobre os valores. Foi reiterada a importância e a necessidade de docentes respeitarem - legal e eticamente - a representação judicial da categoria docente da UNICENTRO na Ação dos 14%. Foi informado que os percentuais de custos/despesas/honorários de 16,5% ou 20% foram definidos em Contrato com advogados da Ação dos 14% e a diretoria da ADUNICENTRO da época, em 8/11/2010, decisões estas devidamente registradas em Ata de Assembleia deste mesmo dia (tais documentos – contrato e ata – são públicos e podem ser consultados por docentes, caso queiram). Foram esclarecidas dúvidas de docentes sobre a Ação dos 14%.


b) Progressões e Promoções.


Foi informado que, recente, o governo do Estado autorizou algumas categorias de servidores a terem progressões/promoções implantadas, inclusive docentes de ensino superior que atuam em hospitais universitários, mas excluiu os(as) demais professores(as) da categoria docente do ensino superior. Desta forma, a ADUNICENTRO participará da reunião do CSD (sindicatos ANDES do PR: ADUNICENTRO, SINDUEPG, ADUNIOESTE, SESDUEM, SINDIPROL-ADUEL, SINDUNESPAR) que ocorrerá no sábado, 28/11/20, na qual se pretende debater o assunto e definir ações para reivindicar os direitos dos docentes. Foi informado que a ACP já impetrada sobre o assunto não teve, ainda, decisão judicial.


c) Eleição para a diretoria da ADUNICENTRO.


Foi comunicado que ocorreu a eleição para a nova diretoria da ADUNICENTRO, no dia 13/11/20, de modo virtual/remoto. A diretoria eleita pela chapa Renova ADUNICENTRO tem a seguinte formação: Presidente, Lindemberg Sousa Massa, DEMAT, Cedeteg; Vice-Presidente, Alides Baptista Chimin Junior, DEGEO, Irati; 1º Tesoureiro, Geverson Grzeszczeszyn, DEADM, Santa Cruz; 2º Tesoureiro, Luiz Carlos Basso, DEGEO, Irati; 1ª Secretária, Solange Ap. de O. Collares, DEPED, Santa Cruz; 2º Secretário, Carlos Alberto F. Gomes, DECON, Santa Cruz. Foi comentado entre os presentes sobre a necessidade de valorização do trabalho voluntário de docentes em direções do sindicato e sobre o desafio de se compor chapas, justamente por ser trabalho voluntário e o tempo disponível de docentes para essa atividade ser escasso.


d) Teste Seletivo em período de pandemia.


Foi lembrado que a ADUNICENTRO solicitou à UNICENTRO, via Ofício, que o Teste Seletivo que se inicia em 1/12/20 fosse realizado de modo remoto/virtual, e não presencial, para proteger a saúde de docentes em época de pandemia. Porém, a UNICENTRO não atendeu a solicitação do sindicato. Foi orientado que docentes que participarão do trabalho no Teste Seletivo tomem todas as precauções e cuidados para resguardar a sua saúde. Foi comentado também que a universidade deve oferecer condições de trabalho adequadas em relação à segurança sanitária de todos os envolvidos.


2) Definição de um(a) Delegado(a) e até dois(duas) Observadores(as) para o  10º CONAD EXTRAORDINÁRIO do ANDES-SN a ser realizado de modo virtual no dia 1/12/20.


Os presentes foram convidados a colocarem seus nomes para participar do 10º CONAD. Nenhum dos presentes colocou seu nome para participar do 10º CONAD. Logo, não houve indicação pela assembleia de nenhum docente.


3) Assuntos gerais.


Não houve assuntos gerais.


Sem mais assuntos e deliberações, a assembleia foi encerrada.