Notícias

Assembleia de 09/12/21 deliberou por INDICATIVO DE GREVE e nova assembleia na semana seguinte com votação para DECISÃO DE DEFLAGRAÇÃO DE GREVE

10 de Dezembro de 2021 às 17:09:00

 


Assembleia de 09/12/21 deliberou por INDICATIVO DE GREVE e nova assembleia na semana seguinte com votação para DECISÃO DE DEFLAGRAÇÃO DE GREVE


 


A Adunicentro realizou, no dia 9 de dezembro de 2021, a 3ª assembleia geral docente do ano. A pauta principal foi a discussão sobre o projeto, já encaminhado pelo governo do Paraná a Alep, da Lei Geral das Universidades - LGU. Projeto de destruição das Universidades Estaduais já rechaçado desde 2019 pela comunidade acadêmica em versões anteriormente apresentadas.


Quanto à data-base, foi apresentado informe sobre a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) quanto à decisão proferida referente à inconstitucionalidade da lei estadual nº 18.493/2016. Lei esta que possibilitava o congelamento do pagamento das reposições das datas-bases desde o ano de 2016. Esta decisão do TJPR depende de trânsito em julgado, sendo que o governo ainda pode recorrer ao STJ e STF. Foi informado também sobre o atual projeto do governo do Paraná enviado à assembleia referente ao reajuste de 3% da data-base. Foi informado que a categoria está atualmente com perdas inflacionárias nos salários em torno de 30%. Para maio de 2022, chegará aos 38% de defasagem (falta de reposição da inflação).


Os filiados presentes deliberaram por enviar carta reforçando a cobrança de posicionamento da reitoria da Unicentro sobre o projeto da Lei Geral das Universidades, além do envio de ônibus para mobilização frente a Alep na data de votação do referido projeto. Foi votado ainda o INDICATIVO DE GREVE e nova assembleia na semana seguinte pautando a possiblidade de GREVE da categoria.