Notícias

Os Sindicatos Docentes da Unicentro, Uem, Unioeste, Uel, Unespar, Uepg e Uenp estiveram reunidos com o secretário da SETI, Alípio Leal, nesta quarta-feira (17) para retomar as discussões da carreira docente ainda pendentes. Sobre o de

19 de Abril de 2013 às 11:10:40

Os Sindicatos Docentes da Unicentro, Uem, Unioeste, Uel, Unespar, Uepg e Uenp estiveram reunidos com o secretário da SETI, Alípio Leal, nesta quarta-feira (17) para retomar as discussões pendentes com o conjunto da categoria. Entre os assuntos pendentes, um deles diz respeito ao adicional de titulação (ATT), o qual o governador Beto Richa já havia reconhecido a necessidade de mudar os índices. Outro item é a base de cálculo do quinquênio. Este tem sido feito sobre os vencimentos básicos quando o correto é fazer o cálculo sobre o montante dos valores recebidos. A necessidade de regulamentar o acesso à classe de professor titular foi outro ponto de pauta. Apesar de aprovada a lei em 2009, esta não resolveu o problema e os docentes continuam sem a possibilidade de progredir na carreira. 

O decreto 7.599/13 também foi debatido na reunião. O Secretário Alípio Leal agradeceu os sindicatos docentes pelas manifestações que fizeram e estavam organizando. Segundo ele, isto lhe deu respaldo para intervir junto ao conselho gestor e fazer a retirada das IEES do dito decreto. Disse o secretário: "Foi bom que vocês fizeram o movimento, pois isso me deu respaldo para que mudássemos o tratamento em relação às universidades".

As mudanças no decreto 7,599/13 ainda não foram publicadas, portanto a mobilização das IEES deve se manter. No dia 08 de maio será realizado Seminário Estadual sobre Autonomia Universitária na UNESPAR, campus de Paranaguá. O evento é organizado pelo SINDUNESPAR, ADUNICENTRO, ADUNIOESTE, SESDUEM e SINDUEPG. Estará presente a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira em cuja fala resgatará os princípios que fundamentam a importância da Autonomia Universitária e o papel histórico de nosso sindicato na sua defesa e na elaboração do artigo 207 da Constituição Federal em 1988. A Presidente da SESDUEM, Marta Bellini, explicará as origens, significado e riscos do META-4. Paranaguá foi escolhida para sediar o evento, pois além de ser a mais jovem Universidade Estadual do Paraná, sofreu recentemente o desrespeito ao seu Conselho Universitário e intervenção por parte do Governador Beto Richa que mudou de sua vontade a sede da Universidade para Paranavaí. Também a UNESPAR está inserida no META-4 e é exigido por parte dos sindicatos docentes a sua retirada, garantindo-lhe o direito de gerenciar sua folha de pagamento.

A próxima reunião com a SETI foi marcada para o dia 15 de maio. Nesta, serão atualizados os cálculos de impacto da proposta de incentivo à titulação no orçamento do estado e as tratativas que visam sua implementação.