Notícias

Palestra na UEPG aborda produtivismo e adoecimento docente

18 de Junho de 2013 às 01:59:58

por Neomil Macedo

O professor doutor Luis Allan Künzle profere palestra sobre "Produtivismo e Adoecimento Docente", na próxima quarta-feira (19), na sala A-19, no Campus Central da UEPG (Praça Santos Andrade, 1). No trabalho "Violência moral e adoecimento de docentes da UFPR em discussão: análise de dados obtidos através de parceria entre Psicologia do Trabalho e Sindicado" trata da precarização de condições e de relações de trabalho como uma realidade dos trabalhadores.

Desenvolvido juntamente com as professoras Fernanda da Conceição Zanin; Joana Alice Ribeiro de Freitas, o texto mostra que a violência moral possibilitada por tal contexto degradado tem como uma de suas possíveis consequencias situações de adoecimento e de sofrimento desse trabalhador. Doutor em Automatique et Informatique Industrielle pela Universidade de Toulouse III (Paul Sabatier), em 1987; e mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFR - 1987), Luis Künzle foi presidente da Associação de Professores da UFPR (Apufpr, seção sindical do ANDES-SN).

É professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em modelos analíticos e de simulação. Atua principalmente com os temas Redes de Petri, Redes de Petri Temporalis, Análise Temporal e Planejamento em Inteligência Artificial. Junto com a professora Astrid Baecker Ávila (UFPR), realiza pesquisas sobre o adoecimento docente.

Fonte: http://portal.uepg.br/noticias.php?id=4344