Notícias

Estudantes dos cursos das áreas de saúde da UNICENTRO vão às ruas de Guarapuava em protesto contra o Ato Médico

26 de Junho de 2013 às 02:52:58


Apesar da chuva, segundo uma das manifestantes, Saionara Zakrzevski, 20, a realização do protesto foi importante para fomentar as discussões sobre o tema e afirmar as conseqüências da aprovação do Ato Médico









Estudantes do curso de enfermagem da Unicentro estão entre as organizadoras do evento (Foto: Janaina Carvalho/Diário de Guarapuava)



Organizado pelo curso de enfermagem da Unicentro e outros cursos da saúde de Guarapuava, o evento "Protesto Contra Ato Médico Guarapuava" reuniu estudantes ontem, às 17h, na rua XV de Novembro para protestar contra a aprovação do Ato Médico (Projeto de Lei 268/2002), pelo Senado.

Apesar da chuva, segundo uma das manifestantes, a acadêmica do 4º ano do curso de enfermagem, Saionara Zakrzevski, 20, a realização do protesto foi importante para fomentar as discussões sobre o tema e afirmar as conseqüências da aprovação do Ato Médico.

"Nós queremos partir do princípio da integralidade, de proporcionar um atendimento cada vez mais integral ao usuário do SUS. É importante nos manifestarmos porque isso gera união da classe profissional da enfermagem e de todas as outras classes", afirma.

Segundo a página do evento criada no Facebook, entre os profissionais prejudicados estariam: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, ópticos e optometristas, nutricionistas, psicólogos e sanitaristas.

Projeto

O projeto estabelece como atividades exclusivas das pessoas formadas em medicina a formulação de diagnósticos e prescrição terapêutica. Além disso, somente os médicos poderão executar procedimentos como intubação traqueal, sedação profunda e anestesia geral, indicação de internação e alta médica, atestação médica e de óbito - exceto em casos de localidade em que não haja médico -, além de indicação e realização de cirurgias.

O texto também estabelece os procedimentos que podem ser compartilhados com outras profissões da área da saúde. É o caso de diagnósticos funcional, cinésio-funcional, psicológico, nutricional e ambiental, e as avaliações comportamentais e das capacidades mental, sensorial e cognitiva.

Fonte: Jornal Diário de Guarapuava