Notícias

Estatização dos R.U.s da UNICENTRO implica numa fração mínima de investimentos do estado quando comparada à rede estadual de ensino. A demanda por refeições na universidade é pouco maior que c

09 de Setembro de 2013 às 16:47:43

No Paraná, cerca de 134 associações e cooperativas em 374 municípios fornecem mais de 12 mil toneladas de alimentos para 2,3 mil escolas da rede estadual e para as escolas de educação especial. Com isso há investimento na agricultura familiar bem como nos assentamentos da reforma agrária que se deram em função das ações do MST e Incra. Assim, há distribuição de renda e fixação das famílias no campo e diminuição do êxodo rural. Com o aumento da renda e a venda garantida para a merenda escolar, fica mais fácil para estas famílias planejarem sua vida financeira e investir em melhorias no campo.

Em 2013, o governo do Paraná vai destinar R$ 31 milhões para a compra de alimentos da agricultura familiar e reforma agrária. Entre alimentos e equipamentos para cozinhas, como fogões, geladeiras e uniformes para as merendeiras, promete o governo destinar R$ 90 milhões neste ano.

Estes recursos visam atender 1,3 milhão de alunos da rede estadual de ensino do Paraná.

Na UNICENTRO, segundo o projeto de construção dos R.U.s elaborado conjuntamente pelos estudantes e pela administração da universidade e entregue ao governador Beto Richa, ainda em meio à ocupação do prédio da reitoria em agosto, tem previsão de pouco mais de cinco mil refeições diárias.

A questão que se coloca é: comparada com o que o governo investe na rede de ensino, a reivindicação dos estudantes da UNICENTRO é uma pequena fração do montante. Chega a ser quase insignificante. Cinco mil refeições para os estudantes da UNICENTRO perante as cerca de 1,3 milhão diariamente fornecidas aos alunos da rede estadual constitui um número pequeno. Porém representa um investimento significativo junto aos agricultores familiares e assentados da região de Guarapuava e Irati, bem como ajuda a enfrentar a preocupante evasão de 45% dos estudantes.



Agricultura Familiar - Ari Dias, com a esposa Joceli e os filhos Jean e Aguinaldo, agricultor que fornece alimentos orgânicos para a merenda escolar. Doutor Ulysses, PR. Foto: Pedro Ribas/ANPr

ADUNICENTRO, Sindicato dos Docentes da UNICENTRO