Notícias

Em reunião para discutir a implantação do Passe Livre, prefeito de Guarapuava afirma que é favorável ao Passe Livre para 2014. Entretanto apresentou condicionantes que, a princípio, não contemplam as reivin

12 de Setembro de 2013 às 13:21:38

Luta do Passe Livre Estudantil em Guarapuava se fortalece. Após a nova ocupação do terminal da fonte em 30 de agosto, prefeito recebe as entidades sindicais, estudantis, MPL e Austracurrg e manifesta ser favorável. Entretanto apresentou uma proposta que impõe restrições que, a princípio não contempla as reivindicações.

Na reunião chegou-se ao acordo de se realizar um estudo conjunto que viabilize a instituição para o Passe Livre em 2014. Também é importante destacar que a prefeitura admitiu na reunião, que não consegue fazer uma fiscalização efetiva sobre a concessão e as catracas. Sem controle claro das catracas há possibilidade da empresa manobrar os valores que servem para cálculo da tarifa, podendo torná-la mais cara. Esta questão será averiguada.

Nova reunião entre o poder público, câmara de vereadores e as entidades sindicais (Adunicentro, APP e Sisppmug), o DCE da UNICENTRO, Movimento Passe Livre e Austracurrg foi marcada para ocorrer em 04 de outubro.

Veja matéria publica pela Rádio Cultura:

Em reunião de debates, Prefeito afirma que é favorável ao Passe Livre para 2014 e agora movimentos sociais vão definir quem terá direito


Silvestri Filho comentou ações judiciais, propôs passe livre para estudantes carentes e cumprimento de determinação de 180 dias para melhorar qualidade do transporte coletivo; próxima reunião é dia 4 de outubro






Baixar Áudio em: http://www.centralcultura.com.br/default.asp?id=26905

Luan Chagas.

Em reunião nesta quarta-feira (11), entre o prefeito Cesar Silvestri Filho, secretários e o Grupo de Trabalho do Transporte Coletivo, que integra movimentos sociais e vereadores foi formalizado um cronograma para a discussão do Passe Livre. No encontro, Silvestri Filho se pronunciou pela primeira vez sobre o processo da Perola do Oeste, a decisão judicial que pede regulamentações no transporte coletivo, a gratuidade do transporte para estudantes e quais serão as ações do executivo neste sentido.

Pela primeira vez também, o prefeito reconheceu a falta de uma fiscalização mais efetiva sobre o terminal e os ônibus da empresa Pérola do Oeste, herdada das outras gestões. De acordo com o prefeito, a fiscalização vai aumentar com um grupo específico no paço municipal.

Quanto ao Passe Livre, o poder executivo afirmou que é favorável a implantação, mas para estudantes carentes que comprovem a renda necessária para a utilização do transporte. Na reunião, a prefeitura chegou a demonstrar que somente com a retirada da cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços) não é necessário bancar a gratuidade.

A ação judicial que quebrou o sigilo fiscal e bancário do ex-prefeito Fernando Ribas Carli, da empresa Pérola do Oeste e mais de 20 envolvidos também determinou ações para a prefeitura. Segundo o prefeito Cesar Silvestri Filho, a prefeitura não recorreu e vai cumprir as determinações em 180 dias visando melhorar a qualidade do transporte coletivo.

Silvestri Filho afirmou que é favorável ao Passe Livre e vai estudar em conjunto com os Movimentos Sociais uma proposta viável.

Os questionamentos sobre a qualidade no transporte também foram respondidos.

Quanto à fiscalização questionado no Grupo de Trabalho do Transporte Coletivo, Cesar Filho afirmou que a prefeitura está adequando um grupo para trabalhar nessa área.

O presidente da Adunicento, professor Denny Willian afirmou que a reunião propôs passos importantes para a implantação do Passe Livre.

Agora, os movimentos sociais vão debater no Grupo de Trabalho do Transporte Coletivo como deverá funcionar o Passe Livre, como que grupo de estudantes poderão ter direito à gratuidade. Por outro lado o Movimento Passe Livre ao lado do DCE defendeu o direito ao transporte de forma gratuita a todos os estudantes sem distinção de classe. A próxima reunião será no dia 4 de outubro.