Notícias

Estudantes ocupam reitoria da Uece em protesto. Entre diversos prolemas estruturais, outro dos itens da pauta é a carência de 163 docentes e de bolsas para os estudantes

11 de Outubro de 2013 às 03:03:30



No prédio da reitoria foi fixada uma faixa, além de ter algumas paredes pichadas.






Um grupo de mais de 100 estudantes ocupam a reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), desde às 9h desta quinta-feira (10). Os alunos reclamam de um descaso por parte do governo estadual para com a Uece.

No prédio da reitoria foi fixada uma faixa, além de ter algumas paredes pichadas. Uma foto do governador Cid Gomes era levada junto com os estudantes em meio à manifestação. A sala do reitor acabou sendo tomada.

O reitor em exercício Hidelbrando Soares recebeu e conversou com os estudantes até o meio-dia, mas não houve acordo. Segundo ele, o grupo apresentou 13 pautas, porém a universidade não tem o poder de arcar com soluções para todas as reivindicações.

Pautas

De acordo com o reitor, as pautas em que reitoria tem controle são os bebedouros e o complexo esportivo. "Estamos realizando uma manutenção dos bebedouros. Já o complexo esportivo tem três problemas", apontou.

Um dos problemas do complexo é a irregularidade do terreno e da grama, mas o reitor garantiu que até dia 12 de novembro isso será resolvido. Além disso, os refletores do campo serão colocados até o dia 8 de novembro. "Com o revestimento da piscina houve um problema e tem uma empresa já fazendo a correção. O prazo é o dia 25 de outubro", disse.

Já as que não podem ser resolvidas somente pela reitoria, Hidelbrando afirmou que são:contratação de professores efetivos e criação de bolsas de estudo. "Sobre a contratação de professores efetivos, quem autoriza concurso é o governo. A universidade fez o levantamento e apresentou a carência de 163 vagas por causa de aposentadorias, de 2007 para 2013. Em 2012, o governo autorizou o concurso para 76 professores, mas ainda faltam 93 por causa da mudança na legislação que impactaram em desmembramento de cursos e mudanças no processo pedagógico".

Quanto às bolsas de estudo, o reitor considerou um número pequeno. "A bolsa é de R$ 200 e cobrimos apenas 900 alunos. Mas só posso ampliar o número e valor se tiver autorização de custeio. Quem autoriza isso é o governo do Ceará".

Fonte: Jornal Tribuna do Ceará