Notícias

Seções Sindicais do ANDES-SN manifestam repúdio à postura da reitoria da UFPE

08 de Dezembro de 2013 às 14:25:03

Nesta quarta-feira (4), a Aduferpe, Seção Sindical do ANDES-SN, publicou moção de repúdio (confira na íntegra) em relação à forma antidemocrática pela qual foi conduzida a reunião do Conselho Universitário da UFPE na última segunda-feira (2). Na ocasião, a reitoria da universidade atropelou o Conselho e aprovou a mudança de gestão do Hospital das Clínicas, que passará a ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A moção repudia ainda o uso de qualquer tipo de força policial "para cessar o direito de manifestação, expresso na ocupação da reitoria".

"A proposta da Ebserh é um processo de privatização da Saúde Pública brasileira, restringindo o acesso da população a serviços de qualidade. Em tempo, reafirmamos o repúdio a qualquer tipo de uso da força policial para cessar o direito de manifestação, expresso na ocupação da reitoria da UFPE, ao mesmo tempo em que repudiamos qualquer ação policial contra os manifestantes, episódio que se configuraria numa grave ameaça à Autonomia Universitária", diz um trecho da moção.

Contrários à postura adotada na reunião e à adesão à Ebserh, um grupo representante da comunidade acadêmica da UFPE ocupou o prédio reitoria, após a reunião do Conselho. No dia 3, em mais uma postura autoritário, foi feito o pedido de reintegração de posse pela reitoria com prazo de 24 horas e, na madrugada desta quinta-feira (5), o prédio foi desocupado pelos estudantes, docentes e técnicos administrativos.

De acordo com matéria publicada no Uol Educação, quando a polícia chegou ao local, por volta de meia noite, os estudantes tentaram negociar a saída do grupo para o início da manhã desta quinta-feira, mas deixaram o local de mãos dadas por volta das 2h, após ultimato dado pelos policiais.

Na segunda-feira (2), a Adufepe, Seção Sindical do ANDES-SN, publicou moção de repúdio ao modo autoritário de condução da reunião do Conselho Universitário da Adufepe, "que feriu o espírito de liberdade de expressão e jogou contra a prática democrática que se espera sempre presente em ambiente universitário(confira).

Leia mais: Movimento ocupa reitoria da UFPE após Conselho Universitário pautar a Ebserh

*Foto Adufepe - Sec. Sind.