Notícias

Universidades estaduais do Ceará mantém greve após assembleias

22 de Dezembro de 2013 às 12:49:52

Os docentes das três universidades estaduais do Ceará - Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - decidiram pela continuidade da greve em assembleias realizadas na quarta-feira (18).

De acordo com o Sindiuva, Seção Sindical do ANDES-SN, os docentes tomaram esta decisão pelo não atendimento, por parte do governo, das três principais reivindicações do movimento paredista: a assinatura do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), a abertura de vagas em concurso para professor efetivo e para técnicos administrativos, além do cancelamento da cessão de um prédio da Facedi, do campus da Uece de Itapipoca para o IFCE. Da pauta específica da UVA, está a convocação de uma estatuinte e o restaurante universitário. "Além disso, pesou na decisão da assembleia o princípio da unidade do movimento docente das três universidades estaduais, ao tomarmos conhecimento das assembleias dos docentes da Uece e da Urca, que já haviam decidido pela manutenção da greve", afirma a Seção Sindical. A próxima assembleia será realizada no dia 8 de janeiro, e decidirá pela continuidade ou não da greve, a depender da sinalização de diálogo para o atendimento das reivindicações pelo governo do Ceará e pelas reitorias das universidades.

Na quarta-feira (19), a diretoria do Sindiuva e representantes dos estudantes se reuniram com as pró-reitorias de Planejamento, de Graduação, de Extensão e de Assistência Estudantil para acertar detalhes do calendário letivo 2013.2 e 2014.1 e falar sobre o restaurante universitário.

Uece
Durante a assembleia, os docentes da Uece avaliaram que as propostas feitas pelo governador Cid Gomes, em reunião no último dia 9, se constituíram em importante passo na abertura das negociações, contudo, foram apenas proposições iniciais, incompletas e indefinidas frente à grave situação que ora enfrentam as universidades cearenses. Os docentes avaliaram ainda que a proposta governamental necessita de elementos concretos e plausíveis como no caso do concurso para professor efetivo e da cessão do prédio da Fatec à Uece de Itapipoca (Facedi).

Ao deliberarem pela continuidade da greve, os docentes organizaram uma agenda de atividades, que incluiu a ida a Assembleia Legislativa (Alce) na quinta-feira (19), em frente à entrada de acesso às galerias do Plenário 13 de Maio.

* Com informações do Sinduece e do Sindiuva - Seções Sindicais do ANDES-SN