Notícias

Docentes e técnicos da Ueap entram em greve a partir desta quinta-feira (17)

18 de Março de 2016 às 10:36:39

Os docentes e os técnico-administrativos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) entram em greve geral, nesta quinta-feira (17), por tempo indeterminado. A decisão, realizada em assembleia unificada das duas categorias no último dia 14, foi tomada devido ao descumprimento, por parte do governo estadual, do acordo assinado com os servidores, referente à pauta de reivindicações das categorias. 


Os servidores reivindicam a continuação da negociação do Projeto de Lei do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR) dos técnico-administrativos e o encaminhamento do projeto à Assembleia Legislativa, o pagamento dos retroativos referentes ao Acordo da Agenda do Servidor em 2015, incorporação das gratificações indenizatórias no vencimento básico dos servidores. Além do não contingenciamento dos recursos da Ueap em 50%, proposto pelo governo, já que a universidade sofre com o atual orçamento inviabilizando os projetos de ensino, pesquisa, extensão da instituição e todos os programas de assistência estudantil.


De acordo com Daimio Brito, diretor geral do Sindicato dos Docentes da Ueap (Sindueap - Seção Sindical do ANDES-SN), cerca de 90% do que foi acordado com o governo no ano passado não foi cumprido e por conta disso as categorias se uniram para exigir do governo uma reposta imediata à pauta de reivindicações da categoria. A greve conta com o apoio do movimento estudantil e dos trabalhadores terceirizados, que estão há cinco meses sem receber os seus salários e irão aderir a greve a partir desta sexta-feira (18).


“O que é mais importante nesta greve é a unidade das categorias que compõe a universidade, que estão com o mesmo objetivo de fazer uma greve ampla e democrática. Nós estamos dando uma reposta para o governo de que não aguentamos mais ser massacrados e sucateados”, disse o diretor.


 


Fonte: Andes-SN