Notícias

Estudante do curso de Filosofia da UNICENTRO foi brutalmente assassinado. Foi o terceiro estudante morto... não pode haver um quarto

26 de Novembro de 2011 às 02:42:34

Adriano Felipe Bueno Monte, 24 anos, aluno do curso de Filosofia da Unicentro, foi violentamente assassinado e seu corpo foi encontrado na "Praça da Fé", em Guarapuava, na quinta-feira - 17 de novembro de 2011. Seu corpo fora amordaçado, com os pés e mãos atadas e havia muitos sinais de violência. Ele não foi o primeiro. Apenas nos últimos anos, nossa instituição perdeu dois outros alunos de forma brutal. Tiago Esteche e David Kulak que foram assassinados, em 2004 e 2003.

Nós não conhecíamos nenhum dos três que foram nossos alunos. E, nessa cidade, nós também não conhecíamos as mulheres vítimas de violência silenciosa, doméstica e familiar. Nós também não conhecíamos as violências cometidas contra portadores de necessidades especiais. Nós também não conhecíamos a violência cometida contra os homossexuais. E essa é justamente a causa dos bárbaros assassinatos de nossos jovens alunos.

Mas hoje, eu ou você que me lê, conhecemos cada uma dessas formas de violência. Elas estão estampadas no cotidiano, na mídia, mas elas também ocorrem aqui, bem abaixo de nossos narizes.

Não temos o direito de ignorar essas violências.

E não podemos ignorar o papel da Universidade Pública nas AÇÕES de defesa, divulgação e amparo no que tange aos Direitos Humanos. Mais que isso, é uma obrigação da Universidade Pública e da UNICENTRO, mais especificamente. Isso encontra amparo e incentivos nas políticas públicas do Ministério da Educação para as Universidades de todo o país.

Assim conclamamos a UNICENTRO a tomar essa responsabilidade para si.

Urgentemente.

Amplamente.

atentamente.

E imediatamente, no exato instante a cada caso que houver.

Mas essa não é apenas uma ação institucional, ela deve entrar no "espírito universitário humanista" de cada docente, de cada agente universitário e de cada acadêmico. Nós precisamos formar sempre e honrosamente cidadãos multiplicadores dos valores humanistas da Universidade.

E é papel também de nosso Sindicato. Nesse sentido, repudiamos a violência cada vez mais desenfreada de nosso país e de nossa cidade. Apoiamos a iniciativa de manifestação dos acadêmicos da UNICENTRO - Nada Vai nos Calar - Movimento contra a violência e Homofobia - que ocorrerá hoje as 18:30, na Praça em frente ao Campus Santa Cruz. Hoje e em qualquer tempo. Na defesa de uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite todas as formas de diversidade.

"Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;

Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;

Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;

Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis."

Bertold Brecht