Notícias

Eleições para Reitor. Conselho Universitário da UEL alterou o regimento da universidade e aprovou a LDB como sistema de ponderação dos votos (70-30)

08 de Dezembro de 2011 às 01:12:52

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL) alterou o regimento interno que trata sobre eleições na instituição. A votação, ocorrida na manhã de 05 de dezembro, alterou o voto paritário e deu mais peso aos docentes nos processos eleitorais.

Pela aprovação do Conselho Universitário da UEL, os votos dos professores passam a ter peso de 70%, servidores, 20% e estudantes, 10%.

Com este resultado as duas maiores universidades estaduais do Paraná (UEM e UEL) passam a adotar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) como sistema de ponderação dos votos para escolha de reitor.

Nas demais IEES o sistema adotado é a paridade (33% para cada categoria; docentes, discentes e agentes universitários). No entanto, a paridade apresenta problemas em quatro (4) das cinco (5) universidades estaduais que ainda a adotam. Nestas quatro (UNICENTRO, UNIOESTE, UENP e UNESPAR), o peso do voto dos agentes universitários é superior ao dos docentes. No caso da UNIOESTE a desproporção ocorre nas eleições dos campi.

Na UNICENTRO, em assembleia dos docentes realizada em 20 de outubro, os docentes da universidade aprovaram a rejeição à paridade na forma de 33% para cada categoria como sistema de ponderação dos votos. Pela paridade o peso do voto do agente universitário vale mais do que o de três professores. No caso do campus do CEDETEG o peso do voto do agente universitário vale o mesmo que o de sete professores.

Embora rejeitando a paridade na forma atual, os docentes deliberaram por discutir outros sistemas de ponderação dos votos. Uma proposta de alteração do regimento interno será apresentada ao Conselho Universitário da UNICENTRO no início de 2012.

Matéria relacionada:

Na segunda-feira (17/10) foi debatido, na Assembleia Legislativa, o processo das eleições para reitores e vice-reitores das universidades estaduais do Paraná. Audiências públicas serão realizadas em todas as universidades

http://adunicentro.org.br/novo/?p=1496