Notícias

[Reprodução] Seti anuncia avanços na construção da proposta de um novo plano de carreira docente

12 de Setembro de 2023 às 21:24:42

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) anunciou nesta terça-feira (12) à Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) que a elaboração da nova proposta do Plano de Carreira Docente teve avanços importantes no dia de hoje.


As instituições associadas à Apiesp se reuniram com o secretário Aldo Nelson Bona, que relatou os avanços no diálogo com a Secretaria da Casa Civil no sentido de implementar, ainda esse ano, um plano de carreira que atenda às principais demandas apresentadas pelos estudos técnicos das universidades, os quais vêm sendo construídos coletivamente pelas sete universidades estaduais do Paraná, com a colaboração de representações sindicais.


A proposta em construção, com o apoio da Secretaria da Casa Civil, aponta para os seguintes avanços: 1) equiparação ao piso salarial do magistério; 2) auxílio alimentação de R$ 634,00 – ambos com implantação prevista ainda em 2023, imediatamente após a publicação da lei; 3) ampliação do adicional de titulação, escalonado proporcionalmente em 3 anos (2024/2025/2026) de modo que, ao final do período, sejam atingidos os seguintes índices: especialista 30%; mestre 60%; e doutor 100%.


O plano tem como foco o impacto imediato no salário dos docentes e valoriza a busca de qualificação, atendendo a uma demanda histórica: chegar a 100% de adicional por titulação. Assim que a proposta for encaminhada formalmente para a Apiesp, será compartilhada pela Associação com toda a categoria, para eventuais esclarecimentos.


A proposta representa um avanço importante na valorização da carreira, e teve o apoio nominal de todas as instituições do sistema, representadas por seus dirigentes e pelos pró-reitores de recursos humanos.


FONTE: Seti anuncia avanços na construção da proposta de um novo plano de carreira docente


(Reprodução do texto na íntegra.)